A União das Freguesias de Faro foi novamente distinguida com o galardão Ecofreguesias XXI – Grau Ouro, reafirmando-se como a freguesia mais sustentável de Portugal, com a impressionante marca de 100% no índice de avaliação.
Depois de ter alcançado um notável 99,41% em 2023, a União das Freguesias de Faro atingiu agora o valor máximo atribuído pelo programa Ecofreguesias XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Trata-se de um feito inédito que demonstra o compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental. Os resultados foram anunciados durante a Cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, que decorreu ontem, em Torres Vedras.
Bruno Lage, presidente da Junta da União das Freguesias de Faro, sublinha a importância do galardão, referindo que: “Pela terceira vez consecutiva, somos a junta de freguesia mais sustentável de Portugal, o que é um orgulho para Faro e para os farenses! Atingir os 100% no Ecofreguesias XXI é um reconhecimento extraordinário, mas acima de tudo é o reflexo de um trabalho contínuo que temos vindo a desenvolver. A sustentabilidade não é um conceito abstrato, é algo que se vive todos os dias e este resultado agora alcançado é o corolário de um conjunto de procedimentos e medidas que têm sido implementadas ao longo dos últimos anos provando que a política ambiental desenvolvida por esta autarquia para além de bem estruturada, está no caminho certo.”
Atribuído de dois em dois anos, O galardão Ecofreguesias XXI avalia um conjunto de dez indicadores e procura evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.
Este Programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAAE elementos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros, contando ainda com o apoio de diversos parceiros que contribuem para o desenvolvimento de projetos nas freguesias candidatas.
Por: CM Faro