A Universidade do Algarve (UAlg) recebeu, no dia 10 de abril, uma comitiva da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Brasil, composta pela vice-reitora Marcela Nunes Videira, pela coordenadora do programa de mobilidade e intercâmbio da UEAP, Maria Danielle Hoshino, e pela representante da pró-reitoria de ensino de graduação, Érika da Costa Bezerra.
A visita decorreu no âmbito da colaboração já estabelecida entre as duas instituições desde 2019 no que respeita à mobilidade de estudantes e investigadores, tanto de curta como de longa duração.
 
Paralelamente, a reunião contribuiu para o reforço dos laços no contexto da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), consórcio internacional do qual a UAlg é membro. A UEAP integra-se nesta aliança enquanto parceiro externo global, precisamente através da colaboração com a UAlg, reforçando assim o papel estratégico desta última como elo entre a Europa e a América Latina no domínio do ensino superior e da investigação científica.
 
A comitiva foi acolhida por Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável da Universidade do Algarve e da SEA-EU, bem como por Marleni Azevedo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM) da UAlg. Este encontro constituiu uma valiosa oportunidade para a partilha de experiências, discussão de novos projetos conjuntos e o fortalecimento institucional de ambas as universidades.
 
Um dos temas de destaque na reunião foi a possibilidade de estabelecer uma nova parceria entre a UAlg e a UEAP ao nível do novo curso de mestrado em Recursos Naturais Amazónicos.
 
A comitiva contou com o acompanhamento da professora Cláudia Aragão numa visita ao laboratório associado ao Grupo de Investigação em Aquacultura (Aquagroup), integrado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR). Durante esta visita, foi possível conhecer de perto o trabalho de excelência desenvolvido na área da aquacultura, com destaque para projetos inovadores em sustentabilidade e produção aquícola, áreas de interesse comum às duas instituições. Ainda no CCMAR, as três responsáveis foram recebidas pela investigadora Vânia Baptista no Laboratório de Ecologia e Restauração de Habitats Ribeirinhos, Estuarinos e Costeiros, uma vez que a UAlg recebe, anualmente, estudantes vindos da UEAP, alguns dos quais estagiam nos centros de investigação e Unidades orgânicas. 
 
Igualmente, decorreu uma visita ao polo MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, assegurada pela professora Isabel Carvalho, que teve a oportunidade de partilhar informação importante sobre o que de melhor é feito pelo centro, tendo manifestado disponibilidade para receber estudantes no futuro.
 
Este tipo de iniciativas evidencia a importância do diálogo académico internacional e do estreitamento de relações entre universidades de diferentes contextos culturais e geográficos, promovendo uma educação superior mais global, inclusiva e colaborativa.
 
 
UAlg