Entre encontrar um comprador, tratar de toda a burocracia, encontrar uma nova habitação, o processo pode não ser fácil.

Vender uma casa para comprar outra em simultâneo é muitas vezes complexo. Entre encontrar um comprador, tratar de toda a burocracia, encontrar uma nova habitação e conseguir que todos os momentos se alinhem, o processo pode tornar-se frustrante. Afinal, como se deve gerir este processo?
 
A Casavo, plataforma digital que está a redesenhar a experiência de vender e comprar casas na Europa e que tem presença em Portugal desde janeiro, partilha alguns conselhos sobre como vender uma casa para comprar outra de forma ágil e rápida:

Procurar a zona onde pretendes viver

Em primeiro lugar, antes vender o próprio imóvel, importa ter em mente onde queres viver e definir os critérios desejados: se é perto ou longe do centro, a qualidade dos acessos e da rede de transportes públicos, a diversidade de serviços, ou a presença de espaços verdes.

Definir o preço para colocar a casa à venda

De forma a realizar a venda da casa mais rápido para ter liquidez para a nova compra, é necessário definir um preço adequado e atrativo. Assim, investigar os valores de casas com características semelhantes na zona, através de portais de venda de imóveis, e perguntar aos vizinhos sobre a sua experiência são boas formas de ter a noção do mercado, devendo sempre ter em consideração que o valor final de venda dos imóveis é em média 5 a 10% inferior ao valor do anúncio nos portais de venda. Outra questão a considerar é o estado atual da habitação e se sofreu renovações recentemente, o que poderá ter um impacto positivo na valorização. 

Reunir as condições necessárias

O processo de venda de uma casa envolve muita burocracia, pelo que é recomendável recolher a documentação necessária previamente, como a Certidão do Registo Predial, a Caderneta Predial Urbana, a planta do imóvel, a licença de utilização, o certificado energético e a ficha técnica de habitação. Além disso, existem diversas despesas associadas que se devem ter em conta:

Na venda:

Imposto sobre as mais-valias imobiliárias,

Pagamento da comissão da agência imobiliária

Todas as despesas com documentação;

Na compra:

Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT);

Imposto de Selo (IS).

Procurar uma solução de compra e venda integrada

O processo de vender e comprar casa em simultâneo pode trazer vários riscos, associados à demora em burocracias, ou desfasamento de períodos. Assim, procurar uma solução integrada de venda da casa atual e compra da nova casa na mesma plataforma digital residencial poderá ser uma boa opção, permitindo efetuar todo o processo em simultâneo. 

Encontrar um especialista em imobiliário

Vender a casa atual para comprar uma nova pode levar meses. No entanto, o processo torna-se mais rápido, se for levado a cabo por profissionais especializados, que têm maior conhecimento do mercado e ajudam a definir o valor das ofertas de compra e venda. O recurso a estes peritos permite uma gestão otimizada dos processos burocráticos, um aconselhamento e acompanhamento ao longo deste tempo e oferece soluções de compra e venda rápidas.

Por: Idealista