O Município de Vila Real de Santo António esteve presente, esta segunda-feira, em Gondomar, na apresentação da segunda edição da agenda nacional «À Descoberta do Turismo Industrial», que este ano decorre entre os dias 10 e 16 de abril.

Este projeto, coordenado pelo Turismo de Portugal, visa dinamizar tanto o segmento turístico do património industrial e museológico, como o da indústria viva e ainda ativa de Portugal, com vista a reforçar a diversificação da oferta turística e minimizar a sazonalidade.

A valorização de uma oferta turística diferenciadora é o mote para a realização das diferentes atividades, a decorrer em várias localidades do país, promovidas pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

O chefe do Departamento Financeiro e de Atividades Económicas, Fernando Horta, e o chefe da Divisão de Atividades Económicas, Turismo e Comunicação, José Gonçalves, representaram o município de Vila Real de Santo António, o qual já integra a Rede Nacional do Turismo Industrial, estrutura que conta com 142 parceiros.

Vila Real de Santo António marca presença na agenda com a exposição «Indústria Conserveira e Artes Litográficas em Vila Real de Santo António», patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes.

Trata-se de uma experiência onde será explicado todo processo de produção de conservas, desde a captura do pescado até à cravação dos tampos das latas. O objetivo é dar a conhecer os diversos aspetos relacionados com a indústria conserveira, nomeadamente a litografia e o quotidiano das fábricas e da sociedade na qual se enquadram.

A visita guiada é gratuita, mas necessita de marcação prévia através do telefone 281 510 260 (rede fixa nacional) ou do e-mail arquivo.municipal@cm-vrsa.pt.