O OPORTO GOLF CLUB RECEBE ATÉ DOMINGO O TORNEIO ORGANIZADO PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE. HOJE DISPUTOU-SE A 1ª FASE DA PROVA, PARA APURAR PARA A 2ª FASE QUE AMANHÃ COMEÇA EM ELIMINAÇÃO DIRETA
O Clube de Golfe de Vilamoura e o Club de Golf de Miramar, respetivamente nos torneios masculino e feminino, mostraram hoje (quinta-feira) porque têm sido apontados como integrando o lote de principais favoritos à conquista do Campeonato Nacional de Clubes Solverde, o torneio organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), cuja 51ª edição decorre até Domingo, no Oporto Golf Club, em Espinho.
A primeira fase, disputada em stroke play (por pancadas), realizou-se hoje com uma volta de 18 buracos, apenas para apurar os clubes para a segunda fase e também para hierarquizá-los no quadro de eliminação direta, que amanhã (sexta-feira) começa.
Os resultados de hoje não são, por isso, determinantes na decisão do título, mas revelam o estado de forma das equipas e os seus valores individuais.
Na Taça Visconde de Pereira Machado (torneio masculino), cada clube pode inscrever um máximo de sete jogadores (mas um deles suplente) e para o resultado da equipa foram contados hoje as cinco melhores voltas em seis possíveis.
Na Taça Nini Guedes de Queiroz (torneio feminino), cada clube pode contar com cinco jogadoras (mas uma delas suplente) e para o stroke play de hoje foram contabilizados os três melhores resultados do total de quatro.
Note-se que, para manter o nível elevado de prova, a FPG só aceita competidores que apresentem um máximo de handicap de 18,4 EGA. No torneio masculino apresentaram-se 11 equipas (o limite máximo era de 15) e no feminino 4 (metade do máximo de clubes permitidos).
Nesta primeira fase, Vilamoura, que defende o título masculino conquistado nos últimos dois anos, terminou em primeiro lugar, com 353 pancadas, 2 abaixo do Par, com dois dos seus jogadores a baterem o Par do campo, João Carlota e Francisco Oliveira, ambos com 69 (-2). Contaram ainda para este resultado Vítor Lopes e Tomás Melo Gouveia, ambos com 71 (Par), e ainda Nathan Brader com 73 (+2). Ficou de fora o resultado de 77 (+6) de Miguel Ribeiro.
Note-se que Vilamoura, para além de bicampeã nacional (tem um total de 14 títulos nesta competição), é ainda o atual clube campeão europeu.
Nas posições seguintes ficaram o Oporto em 2º, com 359 (+4), com João Girão (-1) a ser o único a jogar abaixo do Par; e Miramar em 3º, com 367 (+12), apresentando dois jogadores abaixo do Par. Aliás, Pedro Lencart Silva, o campeão nacional de sub-14, assinou a melhor volta do dia, de 68 (-3), o mesmo resultado de André Carvalho, do Belas Clube de Campo. Renato Ferreira, do Oporto, fez 69 (-2).
Este Campeonato Nacional de Clubes Solverde tem o privilégio de contar com os dois campeões nacionais amadores e Tomás Silva (vencedor este ano, pela segunda vez, do Campeonato Nacional Peugeot) foi um dos sete jogadores que bateram o Par-71 do campo do Oporto, com 70 (-1), atuando ao serviço do Club de Golf do Estoril.
A bicampeã nacional amadora, Susana Ribeiro, carimbou o melhor resultado feminino do dia, com 73 (+2), o que mostra logo que, neste caso, não houve resultados abaixo do Par.
Susana Ribeiro contribuiu, assim, para o 1º lugar de Miramar, com 229 (+16). Para além dela, contaram ainda as campeãs nacionais de sub-14 e de sub-16, respetivamente Joana Silveira e Leonor Bessa, ambas com 78 (+7). Ficou de fora o 89 (+18) de Inês Santos.
O clube 2º classificado foi o Golfe da Quinta do Fojo, com 246 (+33) e em 3º ficou a equipa campeã em título, o Quinta do Peru Golf & Country Club, com 251 (+38). (Para mais resultados, é favor consultar o site da FPG).
Terminada esta primeira fase, já são conhecidos os grupos da segunda fase da competição. No caso feminino, não havia grandes dúvidas. Havendo quatro equipas, todas passaram diretamente às meias-finais e o stroke play de hoje serviu apenas para definir que Miramar defronta o Clube de Golfe Paço do Lumiar, cabendo à Quinta do Fojo medir forças com a Quinta do Peru.
Bem diferente é o panorama masculino, dado que o regulamento define que só oito clubes podem discutir o título, integrando o Grupo-A, sendo os restantes remetidos para o Grupo-B (Grupo ou “Flight”, como se diz no golfe).
Portanto, depois dos resultados de hoje, os clubes do Grupo-B, das equipas que não vão lugar pelo título, são os seguintes: Quinta do Peru-B, Clube de Golfe do Centro, Oitavos Dunes e Clube de Golfe da Ilha Terceira.
Já no “Flight-A”, que integra os clubes que irão tentar destronar Vilamoura, os confrontos da primeira ronda/quartos de final são os seguintes: Vilamoura-Oporto-B, Oporto-Lisbon Sports Club, Belas-Miramar e Quinta do Peru-Estoril.
Na Taça Visconde de Pereira Machado (torneio masculino), cada confronto entre dois clubes disputa-se do seguinte modo: 2 “foursomes” (pares, com pancadas alternadas) e 5 singulares.
Na Taça Nini Guedes de Queiroz (feminino), cada embate entre duas equipas é composto por 2 “foursomes” e 3 “singles”.
Há, pois, ainda muito golfe pela frente, com os melhores jogadores amadores portugueses, valendo a pena ir vê-los ao Oporto Golf Club nos próximos três dias, incluindo os seis representantes da FPG que irão em setembro aos Campeonatos do Mundo Amadores, no Japão: Susana Ribeiro, Leonor Bessa e Inês Barbosa no Espírito Santo Trophy; Tomás Silva, João Carlota e Gonçalo Costa no Eisenhower Trophy.
Por: Federação Portuguesa de Golfe