No passado dia 28 de janeiro, quase seis dezenas de pessoas – de Lagoa, Portimão, Silves, Paderne, Albufeira, Loulé, Olhão e, até, de Ermidas do Sado, no Alentejo – puderam apreciar, pela última vez, a exposição «Algarvios» patente no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, onde esteve presente o autor das cerca de 40 fotografias, Vitor Pina.

Os visitantes puderam, para além de ver a exposição, apreciar o pão com chouriço feito no forno de lenha do Sítio das Fontes, a tiborna e os bons vinhos de Lagoa, encerrando assim os Encontros de Fotografia de Lagoa 2016.

Os ENFOLA – Encontros de Fotografia de Lagoa tiveram início em 2014 e são uma iniciativa anual, do Município de Lagoa e da Universidade do Algarve e este ano envolveram:

“Migrações à força” – Exposição de fotografias em grandes formatos, que decorreu no Promontório de N. Sra. da Rocha (Porches), Forte N. Sra. da Encarnação (Carvoeiro), edifício do Instituto de Socorros a Náufragos e zona ribeirinha (Ferragudo).

“Descortinar” – Instalação fotográfica, que se realizou no Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, assim como a “Algarve Photographs Fair” (Feira de Fotografia do Algarve).

“Olhares sobre o Algarve” – Exposição de livros de fotografia, no Arquivo Municipal de Lagoa.

No âmbito dos ENFOLA 2017, a fotografia voltará ao Sítio das Fontes em abril.

Em julho haverá uma iniciativa – Algarve 63 – que, decerto, interessará a todos os que admiram a fotografia de autor.

 

Por: CM Lagoa