Parco em palavras, Jorge Piedade é sucinto nas respostas, sobretudo quando a pergunta incide sobre as metas a que se propõe a formação algarvia na Volta a Portugal: “A equipa do Louletano tem sempre o objetivo de tentar discutir as vitórias nas provas e a Volta a Portugal será, com certeza, mais uma prova que iremos discutir”.
Apesar do surpreendente oitavo lugar de Sandro Pinto na edição de 2014, o ‘cargo’ de chefe de fila do Louletano-Ray Just Energy será desempenhado pelo recém-chegado Hugo Sabido (veio da LA-Antarte), o vice-campeão de 2012, que tem na experiência dos seus 35 anos o seu principal trunfo.
“Temos dois ou três ciclistas que podem dar garantias de conseguir fazer uma boa Volta a Portugal, mas o líder da equipa é o Hugo Sabido”, confirmou o diretor desportivo à Agência Lusa, indicando que os outros serão, obviamente, Sandro Pinto, e o vencedor do último Troféu Joaquim Agostinho, João Benta.
A vitória no maior teste, por tradição e calendário, para a prova rainha do calendário velocipédico nacional deixou a formação de Loulé “bastante” motivada, o que, segundo Piedade, é uma mais-valia para poderem estar na discussão da camisola amarela, que será envergada pelo sucessor de Gustavo Veloso, a 09 de agosto, em Lisboa.
E foi, precisamente, o nome do ciclista espanhol da W52-Quinta da Lixa que o responsável do Louletano–Ray Just Energy primeiro mencionou ao elencar o lote de favoritos, nos quais incluiu o segundo e o terceiro de 2014, respetivamente, Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) e Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa).
“É logico que o Gustavo Veloso é o mais beneficiado com o contrarrelógio. Ele, o Delio e o Alejandro Marque. São os mais beneficiados com o percurso da Volta a Portugal”, defendeu, indicando que o vencedor final irá decidir-se “naquelas partes carismáticas”, como a Senhora da Graça e a Serra da estrela, mas que será o ‘crono’ a ter a maior palavra.
Grandes animadores dos tempos mortos das tiradas, aqueles que são coloridos por aventureiros e fugitivos, os homens de Loulé prometem, segundo o seu diretor, repetir o feito entre 29 de julho e 09 de agosto, na 77.ª edição.
“Nós vamos aproveitar tudo o que houver de bom na Volta a Portugal. As fugas, as etapas, vamos aproveitar tudo o que nos possa rentabilizar. Lógico que, dia a dia, iremos definir objetivos, sempre com a geral em mente, mas teremos sempre homens para poder estar na frente”, garantiu.
Equipa: Sandro Pinto (Por), João Benta (Por), Hugo Sabido (Por), Micael Isidoro (Por), Victor Valinho (Por), Jose de Segovia (Por), Marcos Garcia (Esp), Moises Dueñas (Esp) e Vicente de Mateus (Esp).
Diretor desportivo: Jorge Piedade.
Por Lusa