Albufeira voltou a receber a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza do Algarve. A Marina foi o local escolhido para a realização da 26.ª edição do evento, que durante três dias acolheu milhares de visitantes.

O programa repleto de atividades não deixou ninguém indiferente e fez com que o evento voltasse a ser considerado um grande sucesso. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, destacou o crescimento contínuo da feira, ressaltando a importância do evento na divulgação da oferta turística local e na promoção das tradições da região.

A Feira da Caça, Pesca, Turismo e Natureza aconteceu de 5 a 7 de julho, na Marina de Albufeira e voltou a ser um sucesso. O evento, que já se tornou uma referência anual no calendário da região, juntou milhares de pessoas e ofereceu uma experiência gastronómica, cultural e animada a todos os visitantes.
 
Na Sessão de Abertura, que se realizou às 18h30, no primeiro dia do evento, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “este é um projeto que ano após ano tem vindo a crescer, não só em termos de dimensões mas também no número de visitantes, sinónimo da relevância e impacto positivo na comunidade”. O autarca garantiu que “a feira é uma ótima forma de divulgar a oferta turística local e regional enquanto se promovem a cultura e as tradições ‘aqui da terra’, atraindo milhares de visitantes, dinamizando a economia local e levando o bom-nome de Albufeira um pouco por todo o país”. 
 
Por seu turno Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve, afirmou no discurso inaugural da XXVI Feira da Caça Pesca, Turismo e Natureza que “o evento continua a ser uma aposta no desenvolvimento do setor, na promoção das tradições e na valorização do património natural da região, numa altura em que Albufeira está bem movimentada”.
 
Já Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas, assegurou com a sua presença que “cada vez mais o Governo quer estar mais próximo das empresas e das associações ligadas aos setores aqui representados”. O governante enalteceu o papel das autarquias como parceiros essenciais para a concretização de políticas de gestão do território.
 
Ao longo dos três dias de evento, o recinto, com mais de uma centena de expositores, foi palco de atividades para todos os gostos, nomeadamente, exposições de equipamentos de caça e pesca, demonstrações cinotécnicas, ações de pesca no mar, concursos de produtos regionais e workshops e masterclasses relacionadas com a temática. A par de todas estas iniciativas, um dos grandes destaques foi o colóquio “A importância da Caça para a vigilância na sanidade animal”.
 
Os visitantes tiveram, igualmente, a oportunidade de degustar pratos típicos da gastronomia regional, preparados com ingredientes frescos e locais, realçando a ligação entre a caça e a pesca com a culinária algarvia. A área de restauração foi um dos espaços mais concorridos, proporcionando um ambiente de confraternização e partilha de sabores característicos da região.
 
A música, a festa e a dança, também, foram um dos ingredientes principais do momento. No primeiro dia subiu ao palco o duo português NÉMANUS. A 6 de julho, Micaela atuou antes da performance do DJ Henrique Pontes e a encerrar o evento, no último dia, apresentaram-se José Praia e Áqua Viva depois do DUO 64.
Recorde-se que a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza foi organizada pela Federação de Caçadores do Algarve e contou com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e Marina de Albufeira.
 
Por: CM Albufeira