Luís Almeida Capão, presidente da Associação de Limpeza Urbana, explicou ontem ao nosso jornal, na sequência de uma conferência de imprensa, que «o desafio das cidades é, claramente, o da limpeza urbana. Algumas cidades estão a fazê-lo muito bem, outras estão a procurar o melhor caminho para o fazer. Esta associação quer promover o debate, o diálogo e, sobretudo, que possamos todos seguir o mesmo tipo de técnicas, investimentos e práticas, não só nas nossas cidades, mas nas congêneres europeias».
Com o tema «Roadmap para Cidades Competitivas e Atrativas», este encontro reúne cerca de 40 oradores nacionais e internacionais. O objetivo do evento é demonstrar a importância do estado da limpeza urbana como um ativo das cidades, tendo em conta que a limpeza urbana tem impacto na capacidade de atrair negócios (desde multinacionais a centros de negócios) e outras atividades, de captar turismo, de manter habitantes permanentes e felizes.
O encontro vai abordar os «problemas proeminentes na nossa sociedade, desde o comportamento do cidadão, à forma como podemos reutilizar às águas recicladas na limpeza urbana ou noutros serviços municipais (como a rega)», frisou o responsável. Para além de sensibilização, Luís Almeida Capão destacou a presença neste encontro de «Stephen Goldsmith, um professor da Harvard Kennedy School – Harvard University, que está ligado às políticas públicas, foi vereador da Câmara Municipal de Nova Iorque e nos vai falar do papel da informação, do data analysis e de como podemos, através destes dados, responder aos desafios da nossa cidade».
Durante o evento, será ainda possível conhecer as oportunidades de financiamento da legislação nacional para a limpeza urbana e para os resíduos; saber as novidades decorrentes da diretiva Single-Use Plastics (SUP) nomeadamente a preparação da entidade gestora nacional; conhecer estratégias para acabar com os resíduos abandonados e boas práticas de sensibilização e mobilização da população. O debate pretende ser particularmente intenso em torno das mesas-redondas dedicadas à limpeza de ervas e da utilização de águas residuais para a limpeza urbana.
Para Luís Almeida Capão, «o lixo urbano é um mau cartão de visita para todos os locais e é um problema transversal a muitas cidades de Portugal e, claro, da Europa». O presidente da Associação de Limpeza Urbana defende ainda que «não vale a pena investirmos dinheiro para solucionar o problema da limpeza urbana, se não tivermos as melhores metodologias para o resolver com eficiência». Luís Almeida Capão acredita que o dinheiro deve ser gerido da melhor forma, promovendo a máxima qualidade de vida para os munícipes, com as melhores tecnologias e equipamentos que existem».
O responsável falou ainda da ideia da criação de um índice de cidades, que servirá de «barómetro» para medir a limpeza urbana das cidades. «O objetivo não é ver a cidade mais limpa, mas sim perceber as dificuldades que estas têm. Através desse índice, a Associação de Limpeza Urbana pretende auxiliar essas cidades, torná-las mais homogéneas entre si, mas num raking o mais acima possível».
A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis é a primeira associação nacional especificamente dedicada ao tema da limpeza urbana. Regista hoje 49 associados entre Municípios, Juntas de Freguesia, empresas municipais e empresas privadas fornecedoras de serviços e equipamentos, num total de mais de 1,8 milhão de habitantes abrangidos.
Por: Filipe Vilhena
PROGRAMA
3 novembro
09h00 CERIMÓNIA DE BOAS-VINDAS
09h40 KEYNOTE SPEAKER Criar cidades competitivas: dos serviços eficientes à qualidade de vida para todos
10h30 DEBATE Quatro municípios, quatro questões
11h55 PAINEL I Cidades limpas para captar negócios
14h30 PAINEL II Oportunidades de financiamento da nova legislação
15h00 PAINEL III Cidadão: corresponsabilidade na Limpeza Urbana
16h20 MESA-REDONDA Ruas com ou sem ervas?
4 novembro
09h00 ABERTURA
09h15 PAINEL “A CIDADE MODELO” Estocolmo: 1 minute city
10h05 PAINEL ANFITRIÃO Câmara Municipal de Loulé
11h05 PAINEL IV Inovação com impacto na Limpeza Urbana
14h00 PAINEL V Limpeza Urbana na legislação SUP
15h25 PAINEL VI Reduzir os resíduos abandonados
16h30 MESA REDONDA Água reciclada para Limpeza Urbana
17h30 ENCERRAMENTO