João Pereira Neto foi membro da Comissão Instaladora da Universidade do Algarve e professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa.
Poderia ter sido o primeiro Reitor da Universidade do Algarve, mas declinou o convite “face ao condicionalismo político existente naquela época - particularmente ao poder ainda detido pelos oficiais revolucionários que o tinham saneado”. Nessas circunstâncias, “passou a ser o número dois da Universidade do Algarve, ao lado de Manuel Gomes Guerreiro, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, que conhecera no exercício de funções na Comissão Instaladora da Universidade de Évora e de secretário de Estado do Ambiente”. Estava, assim, iniciada a Comissão Instaladora da UAlg, juntando-se ainda a estes dois professores António Manuel de Sousa Otto, técnico principal da secretaria de Estado do Ambiente. Mais tarde, por proposta do presidente, Manuel Gomes Guerreiro, foi ainda integrado nesta Comissão Jacinto Montalvão de Santos e Silva Marques, professor e gestor da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC).
As cerimónias fúnebres realizaram-se no dia 29 de julho, na Igreja da Luz, Carnide (Lisboa), e a cerimónia religiosa no dia 30 de julho, seguindo-se para o Crematório de Casal de Câmara.
Por: UAlg