Nascido em 1935, João Pereira Neto foi um brilhante académico que se destacou pelo vasto trabalho de investigação desenvolvido no campo dos Estudos Ultramarinos, da Antropologia Política, do Multiculturalismo e da Cultura Organizacional da Administração Pública, tendo exercido igualmente cargos de responsabilidade em instituições universitárias e outras prestigiadas entidades.
O mérito do seu percurso foi oportuna e publicamente reconhecido pelo município de Lagos, que, em 2011, que lhe prestou justa homenagem no âmbito das comemorações do 27 de outubro, Feriado Municipal. Na ocasião, o Professor João Pereira Neto foi distinguido com um louvor público correspondente à Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro.
Aprovada por unanimidade e seguida do cumprimento de um minuto de silêncio, a proposta de Voto de Pesar detalha o percurso biográfico deste filho de Lagos, recordando o legado da sua produção científica, assim como o importante trabalho desenvolvido nas várias instituições a que esteve ligado, nomeadamente, e entre outras, à Universidade do Algarve.
Neste momento de despedida, o município, reconhecido pelos elevados contributos a bem da cultura e educação na região do Algarve, endereça aos familiares, colegas e amigos de João Baptista Nunes Pereira Neto os seus sentidos pêsames.