Este evento contará com diversas oficinas e ateliers, mostra de artesãos e produtores da RDM, espetáculos populares e tradicionais, demonstrações gastronómicas e muito mais.
No arranque, já esta sexta-feira, pelas 21h30, o Café Calcinha recebe um espetáculo de narração e música ao vivo para toda a família.
O sábado será preenchido com muitas ações, que vão do mercado de artesãos e produtores na Cerca do Convento, jogos tradicionais, oficinas de artes e ofícios, a demonstração gastronómica “De roda do tacho”, uma roda de dança “Vamos dar um pezinho” com demonstrações pelo Rancho Folclórico de Loulé e ainda uma “aula” de cantigas tradicionais com “vozes cá da terra”, pelo grupo Moçoilas.
No domingo, dia 15, a proposta é um passeio orientado pelo pomar misto em sequeiro do barrocal algarvio, com ponto de encontro marcado para as 9h00, em frente à Igreja de S. Francisco. No final do percurso (dificuldade média) haverá um pequeno atelier.
Os interessados em participar poderão inscrever-se em: https://linktr.ee/rotadietamediterranica?fbclid=IwAR3dx6NRFS6NRp-1zfdzZxi7xYTXTb2xLMI7u663H7HzWNSzI4j1OkRtG5Y
A Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) é uma iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, dinamizado pela Associação In loco e demais membros da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica.
Tem como objetivo qualificar, organizar e disponibilizar aos visitantes e interessados todo um vasto conjunto de locais e recursos patrimoniais e onde os elementos identitários da Dieta Mediterrânica estejam bem patentes e possam ser desfrutados com qualidade e profundidade.
Com esta iniciativa a ideia é que os participantes possam desfrutar da excelente gastronomia, conhecer produtores artesanais que aliam os materiais do passado à arte do presente, visitar património milenar que reflete a profunda ligação do homem com o seu território e provar os produtos locais de qualidade que melhor representam a Dieta Mediterrânica, um estilo de vida milenar.