Alunas envolvem-se em agressão durante aula; uma delas recebeu assistência médica

Um confronto físico entre duas estudantes durante uma aula de Cidadania em Loulé terminou com uma das alunas a precisar de assistência médica. O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira, envolvendo jovens de 15 anos de um curso de Educação e Formação.

De acordo com relatos, a confusão terá começado devido a uma cadeira, mas há indicações de que as alunas já tinham desavenças anteriores, incluindo trocas de insultos e comentários depreciativos relacionados ao peso. A situação escalou após uma discussão acalorada, marcada por gritos e palavrões, resultando numa agressão física que deixou uma das alunas com ferimentos.

Ainda na sala de aula, a estudante agredida contactou a mãe, que imediatamente chamou a GNR e apresentou queixa formal contra a agressora. A encarregada de educação acusa a escola de negligência, afirmando que a instituição não prestou os primeiros socorros à filha, que agora está a ser tratada com antibióticos devido a arranhões e uma mordida.

A mãe também questiona a atuação do professor, alegando que este permaneceu inativo durante o confronto. O Agrupamento de Escolas Duarte Pacheco, no entanto, confirmou que o docente registou a ocorrência no próprio dia e que foi instaurado um processo disciplinar para apurar os factos.

Na quarta-feira, estão previstas audições no âmbito deste processo, incluindo o depoimento do professor, que será confrontado com imagens captadas por um aluno. O Sindicato dos Professores da Zona Sul defendeu a necessidade de maior formação para os docentes na gestão de conflitos e sublinhou a importância de apoio psicológico nas escolas.

Fontes da escola reconhecem que turmas de Cursos de Educação e Formação (CEF) frequentemente apresentam desafios comportamentais. Para mitigar situações semelhantes, o agrupamento tem promovido atividades preventivas, como palestras da GNR no âmbito do programa "Escola Segura", que aborda temas como bullying, cyberbullying e redes sociais.

O agrupamento garantiu que o processo disciplinar determinará medidas proporcionais à gravidade dos factos, visando reforçar a segurança e o ambiente escolar.