O concurso, a decorrer entre abril e junho, é dirigido a alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico (1.º, 2º e 3º ciclos).
A viagem aérea que ligou pela primeira vez Portugal a Macau em 1924 é mote para o projeto que celebra a efeméride no contexto da aviação internacional, bem como o impacto que teve no povo português e na vida política da época. O concurso de banda desenhada pretende a promoção deste género literário, da expressão artística e espírito criativo dos concorrentes, contribuindo simultaneamente para a divulgação e conhecimento sobre este feito da aviação junto do público escolar.
As inscrições estão abertas para todos os alunos dos níveis de ensino referidos até dia 30 de junho e os concorrentes deverão apresentar um trabalho com o máximo de quatro pranchas originais em língua portuguesa e formato A3. Também são aceites trabalhos realizados em formato digital, sendo que cada aluno poderá concorrer com mais do que um trabalho, desde que separadamente e com pseudónimos diferentes.
As candidaturas serão analisadas por um júri, que terá como critérios a criatividade, a originalidade e a qualidade gráfica. Entre as propostas a concurso, serão atribuídos prémios monetários às melhores obras por cada nível de ensino e todos os alunos receberão um diploma de participação. Os prémios serão entregues em setembro, no decurso das atividades que encerram as comemorações do centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau.
As normas de participação encontram-se disponíveis para consulta em www.cm-odemira.pt/p/centenario_viagemaerea