No próximo dia 11 de junho, entre as 14h30 e as 18h00, o Auditório do Convento do Espírito Santo recebe mais uma sessão de esclarecimento sobre a «Plataforma ODSlocal em Loulé» (https://odslocal.pt/).

Pretende-se com esta ação clarificar os agentes locais, sejam eles entidades e/ou cidadãos, sobre os objetivos e o funcionamento deste instrumento e, ao mesmo tempo, incentivar à participação nesta plataforma, com a inclusão de projetos relevantes para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Plataforma ODSlocal procura mapear todas as ações práticas que contribuem para a implementação da Agenda 2030, sejam elas boas práticas desenvolvidas pelas autarquias ou projetos promovidos por organizações governamentais e não-governamentais, empresas, cidadãos e outras entidades.

A distinção principal entre esses dois tipos de ações, para além do tipo de entidade promotora, é que os projetos são georreferenciáveis no território, ao contrário das boas práticas que correspondem a iniciativas que abrangem todo o município. Para ambos os tipos de ações (boas práticas municipais e projetos) procurar-se-á quantificar o respetivo impacto no cumprimento das metas, medido através do contributo que dão para a avaliação dos indicadores de progresso.

A Autarquia apela a todas as entidades com ações sustentáveis, a adição dos projetos ao Portal ODSlocal, através do formulário (https://odslocal.pt/novo-projeto). De referir que os projetos submetidos antes da sessão poderão ser referenciados no evento.

As inscrições para participação na sessão podem ser feitas através do preenchimento do formulário https://forms.gle/A4pDyrArugzFf3YD9, até dia 3 de junho.

Para mais informações ou dúvidas os interessados deverão enviar e-mail para loule.adapta@cm-loule.pt.