No passado mês de junho, Isabel Marín, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, integrou a expedição do Cruzeiro «Baltarctic» da Aliança SEA-EU, com a finalidade de estudar a concentração de microplásticos do Mar Báltico para o Mar da Noruega,

partindo da hipótese de que a quantidade desses poluentes diminuiria à medida que o navio avançasse para norte.

O navio de investigação r/v Oceanograf, operado pela Universidade de Gdańsk, partiu da Polónia com o objetivo de investigar a potencial transferência de nutrientes e poluentes, incluindo microplásticos, do Mar Báltico para o Mar da Noruega. Esta missão da Aliança SEA-EU contou com a participação de investigadores das Universidades de Gdańsk, Algarve, Cádiz, Kiel, Nord e Parthenope.

Para Isabel Marín, esta participação foi “cientificamente enriquecedora e pessoalmente gratificante”. A investigadora sublinhou, ainda, “a raridade de participar em expedições de investigação desta natureza, devido aos seus elevados custos”, e destacou a valiosa colaboração com investigadores internacionais, o que tornou a experiência “verdadeiramente inesquecível”. 

 

Por: UAlg