A cada edição, este ciclo conquista o público com uma programação diversificada e de alta qualidade, que explora diferentes estilos e formações musicais.
Propomo-nos à descentralização dos concertos, aproveitando os espaços religiosos mais encantadores da região do Algarve. As igrejas dos concelhos de Lagoa e Lagos proporcionam um ambiente acústico privilegiado, que realça a beleza e a emoção do Canto Lírico.
O ciclo apresenta um repertório variado, desde obras de grandes mestres, como J.S.Bach, até composições contemporâneas, garantindo uma universalidade de gostos.
A Igreja da Mexilhoeira da Carregação recebe o concerto Do Crepúsculo ao Sonho, no dia 6 de outubro pelas 18 horas. Este é o primeiro momento musical com a soprano Ana Sofia Ventura, a flautista Rita Mendes e a harpista Ana Castanhito.
No fim de semana de 12 e 13 de outubro, os concelhos de Lagoa e Lagos sucessivamente, recebem a Orquestra Barroca d'Aquém Mar. As suas interpretações fiéis ao estilo barroco, recorrem a instrumentos da época e a técnicas originais. Sob a direção artística do maestro Sigiswald Kuijken, a experiência será ainda mais enriquecedora. O repertório dedicado a J.S. Bach promete um final de tarde repleto de emoção e beleza, nas Igrejas de Estômbar e São Sebastião.
O quarto concerto desta edição dá destaque à voz e à guitarra e conta com a participação de Michele Tomaz e Ricardo Batista, realizando-se na Igreja de Ferragudo que aprimora a performance graças às suas características acústicas.
A encerrar a sexta edição, programamos um espetáculo interativo, com a participação da comunidade e do público. Quatro cantores líricos, um pianista e uma atriz desvendam uma história de quatro séculos, em que a música se cola ao teatro, e a voz humana adquire qualidades quase sobrenaturais. Este espetáculo terá lugar no Auditório Carlos do Carmo em Lagoa, no dia 31 de outubro pelas 19 horas.
São oportunidades únicas para apreciar a música clássica interpretada por músicos talentosos, num ambiente acolhedor e descontraído, contribuindo de igual forma para a valorização do património cultural.
Este evento é produzido pela ARTIS XXI, com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo e União de Freguesias Estômbar e Parchal.
Artis