A Orquestra do Algarve, junto com as reconhecidas intérpretes Kristine e Margarita Balanas, oferecerá um concerto no próximo sábado, dia 14 de setembro, pelas 20h30 (horas locais), no Auditório do Centro de Congressos de Ayamonte (Espanha), no contexto comemorativo do Dia da Cooperação Inter-Regional (INTERREG).
Todos os anos, na segunda quinzena de setembro e por ocasião do Dia da Cooperacão Inter-Regional (antigo Dia Europeu da Cooperação ou EC Day), em 21 de setembro, mais de 80 programas INTERREG organizam eventos locais para aumentar a visibilidade dos projetos de cooperação europeia e o seu reconhecimento junto dos cidadãos.
Neste contexto, o Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) incentivou as entidades beneficiárias a aderirem a esta iniciativa através da organização de ações de divulgação que ilustrem o impacto dos projetos no território, entre as quais este concerto que nasce da parceria estabelecida entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., EURORREGIAO Alentejo-Algarve-Andaluzia (EUROAAA) e a Orquestra do Algarve e que conta com apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Direção-Geral das Artes, Eurocidade do Guadiana e municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
«Os valores da União Europeia (EU) transcendem fronteiras» foi o tema escolhido para este ano e visa recordar à população os progressos realizados pela União Europeia na eliminação das barreiras físicas e mentais entre países, garantindo os valores da UE e a igualdade de oportunidades. Trata-se de celebrar as histórias de como o INTERREG funciona em maior e menor escala em todo o continente para tornar as fronteiras irrelevantes na nossa vida quotidiana.
No Alentejo, Algarve e na Andaluzia, a cooperação institucional transfronteiriça assume um papel de extrema relevância na aproximação e no enriquecimento cultural, social e económico das três regiões e constitui um instrumento fundamental para a participação de forma conjunta em projetos e ações comunitárias.
Com a necessidade de adaptar os protocolos de cooperação bilateral ao Tratado de Valência de outubro de 2002, que confere enquadramento jurídico à cooperação transfronteiriça, e visando impulsionar o trabalho desenvolvido pelas três regiões, foi criada a EUROAAA, com Protocolo assinado em 5 de Maio de 2010, em Faro.
Este protocolo criou a Comunidade de Trabalho Tripartida entre Portugal e Espanha e veio consubstanciar o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças criado em 2003 com o propósito de estabelecer estruturas de governança, facilitar a informação entre instituições governamentais e não-governamentais, entre os agentes económicos e sociais e também impulsionar o desenvolvimento de projetos de cooperação transfronteiriça que, na maioria dos casos, têm promotores das três regiões.
O CONCERTO
Naturais da Letónia, as irmãs Kristine e Margarita Balanas têm conquistado palcos por todo o mundo, destacando-se como músicas talentosas. Kristine, no violino, e Margarita, no violoncelo, cresceram num ambiente musical. Recentemente, Margarita assumiu um papel de destaque no cenário musical internacional, colaborando como maestrina em diversos projetos ao lado do renomado Paavo Järvi, entre outros, posição que ocupará neste concerto com a Orquestra do Algarve.
O ponto alto deste programa será a interpretação do célebre Concerto para Violino de Beethoven, uma obra-prima do repertório clássico. A combinação entre Margarita Balanas na direção e a interpretação de Kristine Balanas no violino «promete proporcionar ao público uma experiência inesquecível, marcada pela profunda ligação artística entre as irmãs.
Os ingressos para este concerto estão disponíveis AQUI.
CCDR Algarve