Esta apresentação propõe uma viagem pelo século XX, com o objetivo de compreender a evolução do município nesse período, no que respeita à sua geografia e património cultural (imaterial, móvel e imóvel), que urge preservar e valorizar.
Da variedade das paisagens, da costa ao barrocal, da serra às falésias, das zonas agrícolas ao mar, assim como dos seus habitantes e atividades económicas, onde - a par da pesca artesanal e da agricultura de pequena dimensão - o turismo assume amplo destaque, mas também das tradições e expressões artísticas, da arquitetura, monumentos e sítios.
Paulo Batista é investigador integrado do CIDEHUS.UÉ, onde coordena o Grupo de Investigação Património(s) e Literacias. É professor da Universidade Autónoma de Lisboa, onde coordena as pós-graduações em Arquivos de Arquitetura e em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas. É técnico superior no Arquivo Municipal de Lisboa. É ainda Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História.