As oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António fazem a manutenção das 10 automotoras da CP que operam na Linha do Algarve, nomeadamente a manutenção periódica de 5 em 5 dias, assim como as reparações mais simples.
Estas oficinas teriam capacidade para a manutenção/reparação de mais automotoras, caso se optasse, na Linha do Algarve, por aumentar a frequência dos comboios e proporcionar aos utentes horários mais adequados.
Com a eletrificação de toda a Linha do Algarve e a consequente substituição do atual material circulante (Unidades Duplas Diesel série 450) por comboios de tração elétrica, coloca-se a questão do destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, dirigiu ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas as seguintes perguntas:
1. Estando prevista a eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão, qual será o destino das oficinas da EMEF de Vila Real de Santo António e dos seus trabalhadores?
2. Tenciona o Governo converter estas oficinas para a manutenção/reparação de material circulante de tração elétrica?
Por GP PCP