Na verdade, esta solução pode ser muito útil quando existem vários créditos, que já não conseguem suportar, e que ao reestruturar se consegue obter uma prestação mais reduzida e com melhores condições de pagamento. O crédito consolidado é uma solução relativamente eficaz para evitar o sobre-endividamento das famílias.
No entanto, esta medida pode dar a ideia de uma falsa estabilidade financeira conduzindo a que, se não fizer escolhas conscientes, acabe por se afundar em novos encargos.
No artigo de hoje, preparado para o idealista/news pelo Doutor Finanças explicamos-te os cuidados que deves ter para evitar que este «remédio»piore a tua saúde financeira, quando o objetivo é melhorá-la.
1. Controla os seus gastos
Se fizeres um crédito consolidado, lembra-ste das razões que te levaram a esta situação - ter demasiados encargos para os teus rendimentos. Vê o crédito consolidado como uma segunda oportunidade. Uma vez que seja aprovado, analisa as tuas necessidades básicas, por exemplo, ir ao dentista ou ao oftalmologista, pagar despesas acumuladas, etc., e usa o dinheiro ‘extra’ para pagar essas necessidades básicas imediatas. Não uses para extravagâncias, para não correr o risco de sobre-endividamento.
2. Não faças novos cartões de crédito e não entres em incumprimento
Mesmo que as tentações sejam muitas, não faças novos cartões de crédito, que irão aumentar as probabilidades de sobre-endividamento. Recorda-te que ao fazer um crédito consolidado, embora as prestações mensais reduzam, o período de pagamento pode aumentar (ou seja, o seu compromisso com o banco passa para mais anos) e os juros também podem sofrer.
3. Amortiza o teu crédito
Aproveita o dinheiro extra para, por um lado salvaguardar uma poupança, por pequena que seja, e por outro para ir amortizando o crédito, assim garantes que, com mais rapidez, te vês livre dos créditos que acumulaste.
Se consideras que precisas de ajuda para organizar as tuas finanças e consolidar os créditos, procura uma entidade especializada que proteja os teus interesses e assegura as melhores condições do mercado para o teu caso. Nunca é tarde para adquirir novos hábitos que assegurarão uma vida financeira próspera e saudável.
Por: Idealista