No âmbito da realização das V Jornadas dos Recursos Hídricos que irão decorrer no Algarve no próximo dia 22 de outubro, debates sobre as várias temáticas que envolvem o Ciclo Urbano da Água, nas suas variadas vertentes, pelo que a Águas do Algarve, S.A. não poderia deixar de colaborar com esta importante iniciativa.

Entre várias matérias, será abordado o ponto de situação das várias infra-estruturas das águas residuais portuguesas em baixa, saber como estão e o caminho a seguir, apresentar novas metodologias de gestão e monotorização para entidades gestoras do Séc. XXI e debater a Politica da Água em Portugal.  Melhor conhecer e interpretar os objetivos do PENSAAR2020 e como aproveitar os fundos de coesão até 2017, cerca de 3.705M de euros, através do Portugal 2020 – POSEUR, é um dos vários objetivos destas Jornadas.

 

22 OUTUBRO

Programa:

09.00 - Receção aos participantes e distribuição de documentação
09:30 - Sessão de abertura (Presidente do NR Sul da APRH e Presidente DRAP Algarve)
1.º Bloco - Realidades comparativas de gestão
10:00 - Câmara Municipal do Barreiro (Eng.ª Rita Isidro, Departamento de Águas e Resíduos)
10:20 - Câmara Municipal de Lagos (Eng.º Jorge Manuel da Piedade Reis, Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos)
10:40 - Empresa municipalizada – FAGAR (Dr. Paulo Gouveia da Costa, Presidente do Conselho de Administração)
11:00 - Águas do Algarve, S.A. – (Eng.º Carlos Manuel Martins, Presidente do Conselho de Administração)
11:20 - Debate
11:40 - Intervalo para café

2.º Bloco - Otimização e gestão eficiente de infra-estruturas de saneamento básico em Portugal
12:00 - Realidade das infra-estruturas de saneamento básico nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro – (Eng.ª Paula Freixial, ERSAR)
12:20 - Situação atual dos sistemas separativos: perspectiva da entidade gestora em alta – Águas Públicas do Alentejo – (Eng.º João Silva Costa, Administrador Executivo)
12:40 - PENSAAR 2020: objetivos e metas para as águas residuais/ POSEUR - onde apostar? – (Portugal 2020 - POSEUR, Engª Manuela Matos)
13:00 - Debate
13:10 - Almoço livre

3.º Bloco - Eficiência dos sistemas de abastecimento na gestão dos serviços, na redução de perdas e afluências Indevidas
14:45 - Mecanismos de gestão do abastecimento e saneamento: Telegestão – (InOut)
15:00 - Gestão de perdas – onde começa e quando é que acaba? -casos práticos em EG Portuguesas. – (Eng.º Joaquim Beleza, DOUROECI)
15:15 - Debate
15:25 - Intervalo para café

4.º Bloco - Política da água
15:45 - Solução de parceria para a verticalização dos sistemas em baixa – (Dr. Francisco Narciso, Grupo Águas de Portugal)
16:00 - Concessão intermunicipal a privados ou a distribuição em baixa a privados - solução ou problema? (Eng.º Diogo Faria de Oliveira)
16:15 - Novas políticas tarifárias e a sustentabilidade dos custos de serviços – (Dr.ª Alexandra Gonçalves da Cunha, ERSAR)
16:30 - Deverá a “Alta” gerir também a “Baixa”? – (Dr. Joaquim dos Santos Carvalho, DECO)
16:45 - Debate

17:30 Encerramento

 

Para além do apoio da Águas do Algarve, S.A, e do patrocínio e várias entidades, estas Jornadas contam na organização com o Núcleo Regional do Sul da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

Mais informações, e inscrições podem ser encontradas através do site criado para o efeito através do link http://www.aprh.pt/5jrh/index.html

 

Por: Águas do Algarve