MEDICINA TRADICIONAL CHINESA por Tiago Martins | tiago.mediestetica@gmail.com

Astragalus

Alguns estudos indicam que tomar Astragalus diariamente aumenta a capacidade do corpo para matar células cancerosas por dez vezes. Astragalus tem efeito anti-tumoral bastante significativo em induzir a apoptose de algumas células tumorais.

O Astragalus em estudos humanos inibiu o crescimento de células gástricas cancerígenas, diminuiu a capacidade de invasão a outros tecidos e induziu apoptose (morte celular).

 

Ginseng (Panax)

Pode contribuir para parar o crescimento de células malignas do fígado. O Ginseng tem demonstrado inibir metástases no pulmão, no fígado e na mama.

Estudos pré-clínicos e clínicos indicam que ginsenósidos (presentes no gingeng) podem ser componentes anti-cancro eficazes e seguros.  

 

Atractylodes

Contém três componentes inibidores do cancro que demonstram uma fortíssima atividade contra o cancro do esófago.

Alguns estudos indicam inibição significativa no crescimento de algumas células cancerígenas.

 

Scutellaria baicalensis

Estudos indicam que a Scutellaria baicalensis inibe fortemente o crescimento de células cancerígenas. No entanto, as células da próstata e cancro de mama são um pouco mais sensíveis.

Outro estudo confirma que a Scutellaria baicalensis é uma planta que tem bastante potencial no tratamento do glioblastoma multiforme (é o tipo de tumor cerebral primário mais comum e mais agressivo em seres humanos) em complemento à quimioterapia.

 

Codonopsis

Os resultados de um estudo indicam que também inibe o crescimento celular de alguns tumores e induz a apoptose. Este efeito é devido à indução de uma proteína.

Este mesmo estudo demonstrou que o Codonopsis Lanceolata é um potencial candidato a fármacos para cancro oral.

 

Alcaçuz (glycyrrhiza glabra)

Um estudo em 2002 no Japão demonstrou que a glicirizina (composto do alcaçuz) pode inibir o cancro do fígado causado pelo vírus da hepatite.

 

Coenzima Q10

É recomendado para qualquer pessoa com cancro, que está sobre o efeito da droga quimioterápica adriamicina. Esta droga diminui os níveis de CoQ10 no músculo cardíaco, o que pode levar a danos no coração. Quando administrado em simultâneo, a CoQ10 diminui significativamente a probabilidade de ocorrer lesão cardíaca.

Este composto tem também demonstrado eficácia na estimulação do sistema imunitário e com potencial efeito na supressão do crescimento do cancro. Por esta razão tem sido utilizado como terapia complementar em pacientes com vários tipos de cancro.

 

Betacaroteno

Está presente em vários vegetais. Entre outras coisas, pode diminuir o risco de cancro da mama em mulheres na pré-menopausa que têm um risco elevado. Pode igualmente reduzir o risco de cancro dos ovários em mulheres pós-menopausa.

 

Chai Hu Shu Gan San

Esta fórmula da medicina tradicional chinesa tem demonstrado ser extremamente eficaz na inibição do cancro, melhorando o sistema imunitário, induzindo a apoptose e inibindo a angiogénese. É muito útil nos cancros da mama e do fígado e também pode ser utilizada para cancro do cólon.

 

Cuidados a ter:

Utilizar este tipo de tratamentos em complemento à quimioterapia e radioterapia, a menos que queira fazer a título preventivo.

Utilizar cogumelos e/ou plantas ou extratos de marcas de confiança, com certificados de controlo de qualidade.

Utilizar o cogumelo ou as combinações de cogumelos/plantas de acordo com cada caso específico e na quantidade correta.

Informar o seu médico.

Contactar um profissional licenciado para mais informações.