GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Carvalhal será de origem Espanhola derivado do lugar de Carvajal, junto à cidade de Leão.

Teve o apelido início em Gonzalo Gonzalez de Carvajal que viveu durante o reinado de D. Afonso IX, Rei de Leão (1188-1230). Seria descendente de D. Bermudo II “o Gotoso”, Rei da Galiza (982- 999) e de Leão (985-999), por meio de Gonçalo, filho bastardo do dito Rei.

Diogo Gonzalez do Carvajal foi filho de Gonzalo Gonzalez e viveu na cidade de Palência, onde fundou o Mosteiro de S. Marcos e aí está sepultado (1253).

Gonzalo Gil do Carvajal, filho primogénito de Diogo Gonzalez, cofundador do Mosteiro de S. Marcos, sucedeu a seu pai na casa paterna e no padroado do dito Mosteiro.

Álvaro Gil de Carvajal, foi filho segundo de Gonçalo Gil e passou a Portugal, depois de 1300. Foi Senhor de Évora Monte.

Pedro Gonçalves de Carvalhal, filho de Álvaro Gil, casou com Aldonça Rodrigues da Silva (filha de Martim Gomes da Silva e de Teresa Garcia de Seabra) e foi Alcaide-Mor de Almada.

De Pedro e Aldonça nasceu Martim Gonçalves do Carvalhal, marido de Guiomar Pereira, filha de Álvaro Gonçalves Pereira, Prior do Crato e de Iria Gonçalves do Carvalhal, irmã de Martim Gonçalves. Álvaro e Iria foram também pais de, entre outros, do Condestável Nuno Álvares Pereira.

Os irmãos Fernão e Lopo Martins do Carvalhal, eram filhos de Martim e de Guiomar. Fernão foi Alcaide-Mor de Tavira no tempo do Infante Regente D. Pedro (1439-1446).

Diogo Lopes do Carvalhal, nascido em Évora por volta de 1390, foi filho de Lopo Martins e casou com Violante da Costa (filha de Gil Vaz da Costa e de Filipa de Melo).

Lopo do Carvalhal, foi filho Diogo e de Violante e casou com Joana Vivaldo (filha do Genovês Desidério Bivaldo).

João Lopes do Carvalhal, filho de Lopo e de Joana foi casado com uma filha de Vasco Pires.

Francisco da Costa do Carvalhal, filho de João Lopes, foi casado com uma filha de Gonçalo Valdez de Gusmão. Era Fidalgo de Loulé em 1561… e talvez esteja relacionado com o sítio do Carvalhal, a norte de Loulé