GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Catula é apelido de origem Latina que significa sagaz ou astuto e em Português é sinónimo de tarrantana, uma ave aquática (Fuligula felina, Ln.).

João Martins Cattulla, natural da Penina de Alte, nasceu c. 1670, onde casou em 1694 com Catarina Vicente Vaz (filha de Domingues Vaz e de Bárbara Vicente).

João Martins foi filho de Fernando Martins, nascido em Alte em 1640 e de Margarida Martins.

Fernando Martins foi filho de Gaspar Martins e de Maria Canelas, também de Alte, onde terão nascido c.1610.

Gaius Lutatius Catullus pertencente à gens Lutatia (família plebeia de Roma), foi Comandante Naval durante a 1ª Guerra Púnica, tendo e derrotado Hanno na batalha de Aegates (Ilhéus da Sicília) em 241 a.C. Foi nomeado de novus homo e Consul da República Romana em 242 a.C.

O mais célebre do apelido foi Gaius Valerius Catullus (fig.), poeta nascido na Gália Cisalpina em cerca de 84 a.C. e falecido em cerca de 54 a.C. Júlio César foi vítima da sua poesia corrosiva, mas como resposta… convidou-o para jantar.

Ploce Catula foi sepultada sob uma lápide em Balsa, do sec. I d.C., onde estava gravado "mulher livre com um cognome como gentílico” (Balsa, Tavira de Luís Fraga da Silva, 2007).

No seguimento das segundas Guerras Púnicas (218-211 a.C.), os Romanos iniciaram a colonização da Península Ibérica. Foram recebidos pacificamente no Cinético (Algarve) em 151 a.C., derrotaram os Lusitanos (155-139 a.C.) e criaram a Província da Lusitânia em 45 a.C.

Os limites da Lusitânia mantiveram-se não só durante o período Romano, mas também em tempos de Visigodos e de Árabes. Os últimos mudaram o nome para “Algarbe Alandaluz”, ou seja, Oeste da Andaluzia. Posteriormente acrescentaram à Lusitânia ou Algarve, o sul da Galiza e chamaram-lhe Portugal…

A influência genética Romana, entre nós, deve ter sido predominantemente masculina, caracterizada pelo marcador genético masculino Y – J2, com a frequência de 23% no Centro-Sul de Itália. Em Portugal este haplogrupo é 7% e no Algarve de quase 10% (Beleza et al. 2006) ...