No canal de Youtube do Município em: https://www.youtube.com/@
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, abreviado na sigla DIMS, é uma iniciativa do ICOMOS, estabelecida em 1982 e adotada pela UNESCO, que se assinala todos anualmente a 18 de abril.
A cada edição o ICOMOS propõe um tema para as atividades que sejam promovidas pelos seus membros e parceiros no âmbito da comemoração. Imbuída do espírito de diálogo intergeracional aberto, inovador e construtivo, e de acordo com a estratégia do Plano Científico Trienal ICOMOS 2021-2024 e a resolução do ICOMOS 2020 sobre Abordagens ao Património Cultural, o DIMS 2023 apresenta como tema PATRIMÓNIO E MUDANÇA.
Com esta temática pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elementos de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definir planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimular a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionar a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, e apoiar a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.
Sítio arqueológico da Quinta dos Poços (Estômbar)
Nos inícios de 2022, um projeto de construção de um campo de golfe na Quinta dos Poços (Estômbar), às portas da vila de Ferragudo, levou à descoberta de uma excecional ocupação humana antiga, inserível numa larga diacronia, entre a Pré-História Antiga (Paleolítico Médio) e a Idade Média (Época Islâmica). Os trabalhos arqueológicos levados a cabo revelaram um singular habitat litoral com estruturas e espólios de cariz habitacional e sepulcral implantados no topo de um cabeço virado a sul e nas imediações de uma linha de água.
Os dados obtidos vieram trazer novas luzes sobre o conhecimento do período paleolítico na região algarvia e um numeroso conjunto de artefactos de datação islâmica, maioritariamente constituído por cerâmica e restos alimentares (osteológicos). Os resultados obtidos a partir da prospeção e escavação realizadas e do ulterior estudo e análise química das matérias e objetos exumados, foram sendo gradualmente divulgados ao longo do ano em distintas plataformas digitais.
Esses conteúdos surgem agora compilados num filme-documentário que apresenta o arqueossítio na sua globalidade e explica a sua importância, quer ao nível da relação espaços-funções, classificações tipológicas da cultura material e espectro cronológico, quer da integração da informação e vestígios recuperados (património móvel) no projeto do novo empreendimento turístico-desportivo.
Marque na sua agenda e não perca a estreia deste documentário que revela as incríveis descobertas feitas em Lagoa!