Mais de duas dezenas de jovens são-brasenses «ARTrEveram-se» a participar na terceira edição da Mostra de Arte Jovem dando a conhecer os seus diversos, talentos curiosos e interessantes, que são revelados até ao final de maio, na Galeria Municipal

No mês que o Município de São Brás de Alportel dedica muito especialmente à juventude, a exposição ARTrEve-te 3.0, junta obras de diversas manifestações artísticas.

Nascida de um desafio lançado pelo município aos jovens, esta iniciativa é coordenada pelo Espaço Jovem, em parceria com o Gabinete Municipal de Gestão Cultural e Eventos.

Nesta terceira edição, participam os jovens: Adriana Reis que através das suas fotografias dá a conhecer o seu talento enquanto maquilhadora profissional. Também na área da fotografia, a exposição conta com os trabalhos artísticos de Miriam Mendes.

Os jovens Alice Oliveira, Danila Gonçalves “Dail” e José Eduardo Coelho dão a conhecer os seus trabalhos de pintura, enquanto Tiago Narciso, Cristiana Guerreiro e Joana Gomes revelam o seu talento para o desenho.

Na área das letras, esta edição conta com textos de João Conceição Silva, dos poemas “Escrita Intencionada” (pseudónimo da escritora que se quis manter anónima) e o trabalho da bookstagrammer Mariana Nunes enquanto promotora da leitura através das redes sociais…e não só.

Carlota Guerreiro que noutras edições apresentou os seus trabalhos na área da escultura agora participa com trabalhos de tecelagem enquanto Mariana Soares participa com os seus trabalhos de artesanato em tecido e revela a sua nova aposta na moda com uma coleção de biquínis.

Esta exposição conta ainda com a participação de James Carrusca com o vídeo que produziu para a inauguração e promoção da Casa da Serra de São Brás de Alportel, enquanto na área do design estão presentes os trabalhos de Inês Martins.

A exposição foi inaugurada, no passado dia 4 de maio, na presença de muitos dos seus artistas, amigos e familiares, e abrilhantada com a atuação do Clube de música do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, coordenado pelo prof Hugo Jorge, onde participaram três intérpretes de flautas aos quais se juntaram as vozes de Laura Pereira Mariana Inácio.

Após convidar a um momento de homenagem ao jovem Eduardo que tragicamente partiu, a 25 de abril deste ano, deixando de luto a comunidade são-brasense, a Vice-Presidente, Marlene Guerreiro, com o pelouro da Juventude convidou todos os presentes a descobrir esta exposição que é uma vez mais reveladora do valor da juventude são-brasense.

“Muito obrigada pela vossa coragem para se “artreverem” a abrir a vossa porta e mostrarem os vossos trabalhos. Um ato de coragem e generosidade para com a comunidade extraordinário Esta exposição é um desafio que lançamos aos nossos jovens para revelarem a sua essência e a arte é fundamental para que possamos revelar quem verdadeiramente somos, na nossa autenticidade”.

Na ocasião, a vice-presidente enalteceu ainda “o trabalho do Gabinete de Cultura e do Espaço Jovem e a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas muito empenhado na valorização das artes, que este ano - pela primeira vez – tem o curso de artes. Uma palavra também de agradecimento as famílias e amigos pelo apoio essencial”.