As novas viaturas vêm substituir as de combustão interna já em fim de vida, com o objetivo de contribuir para a utilização eficiente da energia, redução de emissões poluentes e diminuição do ruído. O Município terá, assim, 14 veículos elétricos em circulação e encontra-se a alargar a rede de carregamento destas viaturas através da instalação de postos públicos em diversas zonas do concelho.
A Autarquia de Albufeira dá mais um passo na sustentabilidade ambiental ao aumentar a sua frota de veículos elétricos e expandir a rede de carregamento público destas viaturas.
A frota municipal irá contar com mais seis veículos amigos do ambiente, que estão a ser contratados através de concurso público, e que vêm juntar-se aos outros seis, adquiridos em 2018, pelo montante de €166.500,00. No total, a autarquia investe 394 mil euros na compra de viaturas elétricas, para substituir as antigas em fim de vida, mais poluentes e com um elevado consumo de energia.
“Estamos a investir no futuro. Os motores elétricos são três vezes mais eficientes do que os tradicionais motores de combustão, o que nos permite poupar uma média anual, que ascende aos 616 euros por veículo”, explica José Carlos Rolo. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira garante que a autarquia está empenhada em cumprir o objetivo nacional de alcançar uma redução de 9% de energia para 2020, de acordo com a Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica, que procura potenciar a procura e a utilização destes veículos por parte dos cidadãos, empresas e Administração Pública. “O objetivo é substituir de forma gradual os veículos mais antigos, que deixam de ter condições para circular de forma segura e eficaz, por viaturas elétricas e, em simultâneo, alargar a rede de postos públicos de carregamento para estes veículos, que registam uma procura cada vez maior no mercado automóvel”, refere José Carlos Rolo.
Por: CM Albufeira