Os "encarnados", campeões nacionais e detentores da Taça de Portugal, começaram mal a partida, mas recorreram à qualidade do seu plantel para iniciarem a nova temporada com mais dois títulos, depois de na semana passada terem vencido o Troféu António Pratas.
Um triplo de Carlos Andrade abriu o marcador e o Benfica chegou a um parcial de 5-0, mas "adormeceu" e esteve quase sete minutos sem pontuar, vendo o Galitos, com Miguel Minhava em destaque, alcançar uma vantagem de 11 pontos, encurtada antes do fecho do primeiro período.
Descontente com a prestação do "cinco" inicial nos primeiros minutos, o técnico dos "encarnados", Carlos Lisboa, recorreu ao banco e os suplentes deram a resposta desejada para dar a volta à partida ainda antes do intervalo, apesar da ausência de dois jogadores norte-americanos, por lesão.
Com recurso à longa distância de Carlos Ferreirinho (três triplos em quatro tentativas) e ao dinamismo de Diogo Carreira (11 pontos em 3:27 minutos de jogo), o Benfica construiu um parcial de 29-11 no segundo período.
Após o intervalo, a longa distância continuou a ser a "arma" preferida dos "encarnados", com Carlos Andrade e Carreira a assumirem o protagonismo, levando a equipa lisboeta a aumentar gradualmente a vantagem.
O poder ofensivo do Galitos ficou reduzido com as quatro faltas assinaladas a Miguel Minhava, o MVP do jogo, e a equipa do Barreiro quebrou animicamente no terceiro período, "entregando" a partida ao Benfica, que geriu tranquilamente o jogo até ao fim para somar a terceira Supertaça consecutiva.
Jogo no Pavilhão Municipal de Albufeira.
Benfica - Galitos, 82-63.
Ao intervalo: 39-29.
Sob a arbitragem de José Abreu, Sónia Teixe e Ricardo Severino, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica (82): Tomás Barroso, Cláudio Fonseca (2), João Soares (4), Seth Doliboa (3) e Carlos Andrade (21). Jogaram ainda Mário Fernandes (6), Frederick Gentry (9), Carlos Ferreirinho (16), Diogo Carreira (21), Artur Castela e Diogo Gameiro.
Treinador: Carlos Lisboa.
- Galitos (63): Miguel Minhava (18), Ekjersey Viana (2), Daniel Machado (6), Benjamim Gresmer (14) e Brian Clark (10). Jogaram ainda Carlos Dias, Kyle Robbins (11), Danilson Vieira (2) e Alexandre Coelho.
Treinador: Carlos Caetano.
Marcha do marcador: 10-18 (primeiro período), 39-29 (intervalo), 64-43 (terceiro período) e 82-63 (resultado final).
Por: Lusa