No âmbito da comemoração dos 25 anos da sua Fundação, o Coro Juvenil de São Pedro do Mar, da paróquia de Quarteira, editou um CD e vai publicar um livro com a história do grupo.

Fundado pelo Padre Licínio Cardoso em dezembro de 1995, ano da inauguração da Igreja de São Pedro do Mar, o grupo manteve desde então a sua atividade sem interrupção e, atualmente, é composto por cerca de 30 elementos com idades compreendidas entre os 5 e os 56 anos.

É o coro residente na Igreja de São Pedro do Mar e tem como principal objetivo ajudar na celebração das Eucaristias naquela Igreja, mas colabora pontualmente em celebrações noutras Igrejas do Algarve. Frequentemente é também convidado para a animação de diversas iniciativas diocesanas. Por diversas vezes participou também em eventos promovidos pela Junta de Freguesia de Quarteira e tem promovido intercâmbios com outros coros juvenis do Algarve e de outras regiões.

Os responsáveis do coro destacam a “pretensão de ajudar as pessoas a louvar a Deus, incentivando o canto dos concelebrantes, bem como na criação de ambiente que leva à oração”. Sílvia e Silvério Conceição acrescentam ainda o “papel educativo/formativo que uma atividade desta natureza tem no desenvolvimento das crianças e jovens, dotando-as de mais aptidões para a sua vida”. O casal responsável refere como exemplo o “desenvolvimento artístico” e a “desinibição das crianças perante os outros”.

O projeto desenvolve a formação musical dos seus membros, procurando “ensinar ou aperfeiçoar a postura, a colocação da voz”, mas também a aprendizagem de outros instrumentos, bem como o aproveitamento e desenvolvimento de “tenros conhecimentos que os elementos tenham adquirido fora do coro”. “Partilham os conhecimentos, todos aprendem e ensinam”, sustentam os responsáveis. Em 2014, fundaram a “Escola de Música Padre Elísio Dias”, grande impulsionador do ensino da música, apostando na formação musical das crianças e dos jovens.

Sobre a orientação do professor Rodrigo Lopes apresentaram quatro cantatas/operetas: “O descobrimento do Brasil”, “A menina de Pedra”, “O conquistador” e “A Coragem e o Pessimismo”.

O CD, editado para assinalar os 25 anos de existência, é constituído por 13 temas originais de elementos do grupo e pelo hino de São Pedro do Mar, composto pelo Padre Miguel Carneiro. Alguns dos referidos temas originais foram premiados em festivais diocesanos da canção de mensagem, promovidos pela Diocese do Algarve. O álbum, intitulado “Firmes na Fé” e produzido com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, encontra-se disponível para aquisição através do email saopedrodomar.quarteira@gmail.com.

A biografia do grupo está a ser ultimada, devendo ficar à disposição de todos a breve prazo.

O grupo conta ainda com um canal no YouTube e uma página no Facebook, onde semanalmente publicam vídeos.

Por: Folha do Domingo