A última etapa, 115,4 quilómetros com partida e chegada em Ataun, voltou a ser palco da superioridade da equipa holandesa Rabobank. A campeã mundial e olímpica, Marianne Vos, foi a primeira a passar a linha de meta, com 3h02m12s. A segunda classificada foi outra ciclista da Rabobank, Anna van der Breggen, a 5 segundos. Com a mesma diferença chegou a terceira classificada, Emma Johansson (Orica-AIS).
As corredoras da Seleção Nacional/Liberty Seguros pagaram o preço do desgaste acumulado ao longo de quatro dias de etapas muito duras, cedendo 19m31s para Vos. Daniela Reis foi a 72.ª, Ilda Pereira 74.ª e Celina Carpinteiro 75.ª
Na geral, Pauline Ferrand-Prevot impôs-se diante de duas companheiras de equipa na Rabobank. Marianne Vos foi a segunda, a 1m12s, e Anna van der Breggen fechou o pódio, a 1m56s.
Daniela Reis finalizou a competição finalizou a prova no 69.º lugar, a 39m40s. Ilda Pereira foi a 75.ª, a 50m17s, e Celina Carpinteiro foi a 76.ª, a 56m56s.
“Faço uma avaliação global positiva, foi a nossa primeira participação em provas por etapas com este grau de exigência. Hoje, as nossas atletas acusaram fadiga, o que é normal. Procuraram dar o seu melhor em todas as etapas e representar dignamente a Seleção Nacional/Liberty Seguros, e penso que o conseguiram”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
Por: União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo