Décadas de política de direita e de incumprimento das responsabilidades do Estado na efectivação do direito constitucional à habitação conduziram à actual situação.

O anunciado pacote “Mais Habitação” do Governo, para lá do propag andear de metas irrealizáveis e de uma ensaiada transferência da responsabilidade para as autarquias,a pretexto do PRR, não resolve a carência de habitação.

A carência de habitação das famílias portuguesas a viverem em condições de alojamento indigno ascende a mais de cem mil, a que há a acrescentar os milhares de jovens que não conseguem ter acesso a habitação e todos os que, mercê da desregulamentação do mercado de arrendamento ou do aumento das taxas de juro, correm o risco de perder a casa.

Hoje, em Lagos as dificuldades são enormes, sendo que os preços, quer do arrendamento quer da aquisição de habitação própria , tornaram-se incomportáveis para a maioria da população.

De salientar que nos dois últimos anos, 2021 e 2022, o número de Agregados Familiares inscritos para habitação social, registaram um aumento de 49,59%, passando de 1087 para 1626 agregados familiares.

É neste que a Comissão Concelhia de Lagos do PCP promove no próximo Sábado dia 29 de Abril, pelas 15H30 no Centro Cultural de Lagos, um debate público sobre o tema Habitação para Todos, com a participação de João Oliveira, membro da Comissão Políticas do Comité Central do PCP, assim apelamos à participação da população, para debate de um problema que afecta a maioria da nossa população.