A DECO e várias associações de consumidores na Europa juntaram-se para analisar este caso e concluíram que se tem verificado um tratamento desigual entre os consumidores americanos e europeus.
Existem, também, muitas questões ainda por responder, nomeadamente, como é que os consumidores irão ser compensados pelos seus danos, quando é que se vai iniciar o processo de recolha dos veículos e por quanto tempo durará este processo.
Paralelamente, não obstante as garantias apresentadas pela marca, o certo é que os consumidores, em Portugal, continuam apreensivos relativamente aos efeitos fiscais que este processo de recolha terá, no futuro, sobre os seus carros.
A DECO lamenta também não ter sido envolvida no Grupo de Trabalho criado pelo Ministério da Economia, o que também contribui para a ausência de respostas que os consumidores esperam das autoridades públicas e das marcas.
Em Portugal, disponibilizamos um formulário online destinado aos proprietários dos veículos afetados, em:
http://www.deco.proteste.pt/motor/automoveis/noticia/escandalo-volkswagen-consumidores-exigem-solucao onde já se registaram cerca de 4500 consumidores.
Pedimos também uma reunião aos representantes das marcas em Portugal por forma a encontrar, de forma construtiva, soluções adequadas aos legítimos interesses dos consumidores e que reforcem a sua confiança nas marcas e no setor.
A DECO e as associações de consumidores europeias exigem que a curto prazo, as marcas, as autoridades públicas e a Comissão Europeia assumam as suas responsabilidades e apresentem soluções justas e equitativas que compensem devidamente os consumidores pelos danos causados e previnam situações futuras.
Por DECO