A DECO INFORMA…
Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’.
Na verdade, não basta ter equipamentos eficientes, é também necessário adotar comportamentos eficientes, mesmo depois de implementar medidas de eficiência energética, como comprar eletrodomésticos mais eficientes, para que o consumo diminua.
Vejamos: ao instalar uma lâmpada LED, que é mais eficiente, muitos consumidores acabam por deixar as luzes acesas com mais frequência do que antes. Este novo comportamento levará a um aumento do consumo de energia e a uma redução das poupanças esperadas com a aquisição da lâmpada. A ideia de eficiência da lâmpada pode levar, inconscientemente, a gastar mais, além do investimento feito.
Compra uma máquina de lavar roupa energeticamente eficiente. Sabendo que este é um eletrodoméstico eficiente, decide colocá-la a trabalhar de dois em dois dias com pouca roupa. Desta forma, acaba por gastar mais energia e lá se vai a poupança!
Portanto, fique atento para não deixar escapar as poupanças que obtidas com a melhoria da eficiência energética da sua casa, com a compra de mais equipamentos que gastam energia ou com a utilização intensiva e desnecessária dos novos equipamentos, só porque são eficientes.
Equipamentos eficientes necessitam de comportamentos eficientes. E às vezes bastam gestos simples para termos mais poupanças!