Por: Alexandre Santos

Mais um ano começa e como tal retomamos os jogos de basquetebol na cidade. O primeiro de 2016 foi dos seniores masculinos, que defrontaram o 1º classificado o Ginásio Clube de Olhanense (1º classificado). A equipa de fora assegurou a vitória mas em nada o jogo foi fácil para ambos os lados. Garra e determinação dominou os quatro períodos.

O primeiro período foi renhido, ambas as equipas mostraram vontade de se superiorizar, de um lado tínhamos os Tubarões a fazerem uma defesa mais apertada campo inteiro e o Ginásio apenas meio campo. O resultado foi de 16-17. A equipa de fora organizava-se muito rapidamente devido ao contra ataque fortíssimo dos Tubarões. Infelizmente com alguns percalços na concretização. Foi dos períodos mais equilibrados ao longo do jogo.

No segundo período, notou-se mais “moleza”, ambos demonstravam dificuldades no ressalto e no contra-ataque, tendo-se cingido aos ataques mais rápidos e organizados interiormente. O Ginásio aproveitou as várias falhas dos Tubarões para poder aumentar a vantagem, mas com a garra da equipa da casa é difícil fazer  mossa, nem a diferença de 10 pontos foi suficiente para deitar abaixo esta equipa de guerreiros. 24-34 foi o resultado deste período.

Depois de um breve intervalo e das equipas terem regressado ao campo, recomeçou-se  o terceiro período. Aqui houve uma alteração de tática do Ginásio, começaram a jogar com uma defesa campo inteiro, contrário ao que se viu nos períodos anteriores. Aqui houve um bocado mais de Tubarões, o intervalo costuma ajudar a equipa a recompor-se para os períodos seguintes, e notou-se uma enorme diferença. Não só nos ataques, mas na defesa. Era estruturada e rápido, e aumentaram o número de ressaltos e roubos de bola para o dobro, relacionado com anteriormente. O público sentiu essa vibração e inclusive adeptos do Ginásio comentavam a garra da equipa da casa. O resultado fixado foi de 33-49.

Quarto e último período, o tudo ou nada para quem quer vencer, e isso foi sentido, pois, os Tubarões foram reduzindo a distância de pontos para com a equipa de fora. A luta foi intensa e constante, até à última buzina ambas as equipas mostraram a garra e fibra que as compõem, por alguma razão, na tabela classificativa, o Ginásio é o primeiro classificado logo a seguir temos os Tubarões, por isso só se adivinhava um jogo para lembrar. No final, e já com o cansaço a equipa baixou o ritmo, tendo como resultado final 47-61.

A destacar os adeptos que se mantiveram do lado dos Tubarões até ao fim. Foram poucas ou quase nenhumas as pessoas que se saíram consoante o resultado, mantiveram-se ali a apoiar, não só o clube e a cidade mas também a região do Algarve que tão bem se encontra representada com estes dois clubes Algarvios a nível nacional.