Celebrando-se no segundo sábado de maio e de outubro, o Dia Mundial das Aves Migratórias tem como objetivo destacar a necessidade de preservação destas aves e o seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam.

Em maio e no Hemisfério Norte, este dia coincide com a Primavera e com a Reprodução das aves, o que torna interessante a sua observação pela azáfama que constitui a alimentação de crias nos ninhos, por parte dos progenitores.

Com o objetivo de dar a conhecer e observar os sinais desta atividade, e sensibilizar para os perigos que as aves enfrentam, o Município de Lagoa irá promover no próximo dia 13 de Maio (Sábado) duas atividades com o biólogo David Santos:

- das 8:45h às 13:15h - Caminhada de observação de aves "Aves do Litoral” (4 km), com ponto de encontro no Auditório Carlos do Carmo. Inscrições: https://forms.gle/6uQ1ZucGGKn7vMUT8

- das 14:30h às 18:30h - Curso teórico-prático de Observação de Aves, no Parque Municipal do Sítio das Fontes. Inscrições: https://forms.gle/mvkyVcM7Vq416SkL6

Ambas as atividades pretendem dar a conhecer os diferentes tipos de aves, alguns comportamentos de acasalamento ou corte, como o canto, suas características distintivas e ameaças, assim como uma introdução às técnicas de birdwatching.