MEDICINA TRADICIONAL CHINESA por Tiago Martins | tiago.mediestetica@gmail.com

O que é a dismenorreia?

Dismenorreia refere-se a dor no baixo abdómen que pode surgir antes, durante ou após o período menstrual e afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil.

Pode ser classificada em dismenorreia (dor menstrual) primária ou funcional e dismenorreia secundária.

dismenorreia primária é aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, ocorre logo após as primeiras menstruações na adolescência.

dismenorreia secundária está relacionada com alterações do sistema reprodutivo, que podem ser endometriosemiomas uterinos, infeção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina de origem congénita. Outra causa da dismenorreia secundária é o uso de dispositivo intrauterino (DIU).

 

Como se classifica a dismenorreia em medicina chinesa (MTC)?

Em MTC chama-se Tong Jing (dismenorreia ou dor menstrual).

Os pontos importantes de diagnóstico são:

A dismenorreia que surge no baixo abdómen, antes, durante ou após (um ou dois dias) a menstruação. A dor pode caracterizar-se de várias maneiras (moinha, facada, fria etc…) e pode ser localizada ou irradiar (região lombar e sagrada, vagina, etc.), em quadros severos podem surgir sintomas como vómitos, suores frios, diarreia, mãos e pés frios, síncope.

Devem ser realizados exames médicos que permitam diferenciar a dor menstrual da dor abdominal devido a gravidez ectópica, ou outros problemas relacionados com o útero, ovários, intestinos, etc…

Em Medicina Chinesa compreendem-se 2 tipos de padrões:

Os padrões de plenitude são caracterizados por dor antes e durante o período menstrual, dor que agrava à pressão e os padrões de deficiência que são caracterizados por dor moinha que melhora com pressão e surge durante ou após os períodos menstruais, podendo também haver uma combinação dos dois.

No que consiste o tratamento e qual a sua eficácia?

O tratamento tipicamente consiste na administração de Medicina Herbal Chinesa (mistura de plantas terapêuticas) de acordo com as características da dor e acupuntura. De uma forma geral, o tratamento é feito durante 3 ciclos menstruais.

As dores podem desaparecer logo no primeiro ciclo ou podem ir progressivamente desaparecendo.

A grande vantagem deste tipo de tratamento, para além de ser um método pouco invasivo, natural e sem efeitos secundários, é o facto de ter em conta a “raiz” do problema e o resultado prolongar-se muito para além do tratamento em si.

Vários estudos demonstram que a acupuntura, especialmente quando combinado com a Medicina Herbal tem resultados muito significativos nesta queixa.