Por Luís Pina | Licenciado em Acessoria de Administração | aragaopina59@gmail.com

Num tempo em que as preocupações ambientais estão na ordem do dia, é também cada vez maior o número de pessoas que optam por estilos de vida saudáveis ou, pelo menos, que permitam reduzir ao máximo o risco de problemas de saúde, nomeadamente as doenças súbitas, frequentemente fatais. Se aspetos como o exercício físico e outras atividades se revelam essenciais na promoção da qualidade de vida, a vertente alimentar é a bem dizer determinante. A opção por dietas baseadas em produtos naturais, isentas de proteínas animais não é coisa recente. Todavia, a sua “sofisticação” e diversificação tem-se traduzido em maior oferta no comércio em geral e no surgimento de espaços próprios, com atendimento personalizado e mais esclarecedor. É o caso da Nutri&Go, um novo espaço aberto recentemente em Loulé e sobre o qual vamos saber algo mais nesta entrevista.

 

V.A.-No vosso estabelecimento, que têm de inovador ou diferente para oferecer ao público?

R: Consideramos que a Nutri&go se distingue por ter como principal objetivo oferecer às famílias alternativas mais saudáveis e sustentáveis a tudo o que necessitam para o seu dia-a-dia.

Na nossa loja poderão encontrar uma enorme variedade de suplementos naturais, alimentação biológica, suplementação desportiva, alternativas para quem possui intolerâncias alimentares, frutas e legumes, cosmética natural, detergentes mais amigos do ambiente, entre muitos outros.

Somando a toda esta variedade, temos uma equipa fortemente empenhada em adquirir conhecimento diariamente, podendo assim esclarecer as dúvidas de quem nos visita e também auxiliar na escolha de produtos.

O nosso Nutri&Café permite desfrutar de um pequeno-almoço diferenciado e nutritivo ou de uma refeição ligeira, acompanhada de um sumo natural, com frutas selecionadas diariamente da nossa secção de frescos e finalizar com um delicioso café Delta Bio. Podendo decidir nos dias frios fazê-lo no conforto do interior e nos dias mais solarengos aproveitar o calor na nossa esplanada.

 

V.A.-Quer destacar as vantagens dos vossos produtos em relação aos produtos, digamos, tradicionais?

R: Consideramos que as maiores vantagens de consumir produtos biológicos e naturais são o facto de serem alimentos muito mais nutritivos que os tradicionais, a garantia da origem em todos os que contenham o símbolo biológico da União Europeia, mais saudáveis, incomparavelmente menos nocivos para os solos, alimentos com mais sabor e aroma, muito menos impactantes para o meio ambiente, entre muitas outras.

 

V.A.-Nas vossas ofertas qual a percentagem de produtos de origem nacional, ou mesmo local?

R: Podemos dizer que 50% das nossas marcas sejam de origem nacional, pois, infelizmente ainda não é possível encontrarmos produtos nacionais para dar resposta a tudo o que o consumidor necessita, mas temos como um dos nossos objetivos aumentar esta percentagem.

De origem local temos um pão excecional de fermentação lenta, à venda em loja e que servimos no café, a maioria dos nossos frescos, e algumas marcas que iniciaram recentemente, sendo para nós um privilégio apoiar.

 

V.A.-É ideia generalizada que os chamados produtos biológicos, sem aditivos, conservantes ou outras substâncias nocivas à saúde são mais caros que os tradicionais; que tem a dizer em relação a isto, ou à relação qualidade/preço?...

R: Consideramos que a relação qualidade/preço neste mercado se justifica, pois, sabemos pelo simples facto de ser um produto em que é respeitado o tempo necessário de desenvolvimento do alimento, não é adicionado nenhum tipo de químico, sendo que está provado que é prejudicial para a saúde, e também que é produzido de forma sustentável respeitando assim o meio ambiente, acreditamos que um valor mais justo se justifique facilmente apenas considerando estes três pontos.

Este mercado está em crescente desenvolvimento em todo o mundo, pois, o consumidor está cada vez mais consciente e alerta para a saturação dos recursos, devido à exaustiva produção que tem acontecido nas últimas décadas, tendo em conta que esta era a única preocupação que existia, sendo ignoradas todas as restantes variáveis.

 

V.A.-Porquê a escolha da cidade de Loulé para o vosso estabelecimento?

R: Ao surgir esta oportunidade em Loulé, acreditámos que seria uma cidade óptima para nascer a nossa loja piloto, sendo que temos como objectivo, expandir a Nutri&go desde o sotavento ao barlavento Algarvio.