O programa “Calçadas, a arte sai à rua” é uma iniciativa da Câmara Municipal, com a colaboração da Comissão informal “Calçadas” que prima anualmente por dinamizar o núcleo histórico são-brasense com diferentes manifestações artística: espetáculos musicais, dança, criação artística ao vivo, artesanato, entre muitas outras atividades que têm a rua como palco. Dadas as condicionantes da pandemia, o “Calçadas” regressa por mais um ano em formato alternativo, desta feita num concerto ao vivo que promete surpreender o público com diferentes sonoridades.
Com início pelas 22h00, em pleno Largo de São Sebastião, este novo CD intitulado “Escapismo” convida a um momento de liberdade e/ou abstração da realidade através da música, ao longo de 11 temas originais, da autoria do são-brasense Ricardo J. Martins.
Um álbum que revela o crescimento profissional e pessoal deste multifacetado músico, enriquecido com influências de Portugal e do mundo, que conta ainda com a participação de conceituados artistas do panorama nacional e internacional.
Ricardo J. Martins esclarece que “o titulo “escapismo” remete-nos para a atitude de fuga ao quotidiano ou a uma realidade específica.
Ao longo de 11 temas este novo CD conduz-nos a realidades completamente diferentes com influências brasileiras, fado de Lisboa, fado de Coimbra, música medieval, música clássica ou jazz.
11 escapismos possíveis para nos evadirmos desta realidade pandémica atual de restrições e dor.”
Apesar da entrada ser gratuita, carece de ingresso previamente reservado e levantado na Galeria Municipal, disponível entre as 09h30 e as 13h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado entre as 09h30 e as 13h00.
Nota Biográfica:
Natural de São Brás de Alportel, Ricardo J. Martins, é um multi-instrumentista que despertou, de forma autodidata, para as sonoridades da viola aos 14 anos. A paixão pela guitarra portuguesa viria a ditar a sua carreira enquanto mestre deste emblemático instrumento com presença imperiosa no fado.
O seu talento não passou despercebido desde muita tenra idade e já em 2008, Ricardo J. Martins foi distinguido com o Prémio Juventude do Município de São Brás de Alportel, na categoria “Música”.
Em 2014, lançou o seu primeiro trabalho discográfico que intitulou “Ricardo J. Martins”. Tem vindo a ser convidado a atuar nos mais diversos palcos do mundo na companhia de grandes nomes do teatro e da literatura.
Em 2018 recebeu o prémio para Melhor Música Instrumental pelo International Portuguese Music Awards com o tema “Corre Corre Corridinho”.
Volta novamente aos palcos para dar a conhecer o seu novo álbum de originais “Escapismo” numa criteriosa combinação de temas e sonoridades que espelham a sua dimensão artística.
Ricardo J. Martins já apresentou a sua música, além de Portugal, em Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Luxemburgo, Sérvia, Ucrânia, Índia, China, Cabo Verde, Quénia, Estados Unidos da América, Canadá e Venezuela.