Quais foram as estratégias políticas para a organização administrativa desta região? Quando, como e porquê foram criados os concelhos que atualmente constituem o distrito do Algarve?
Esta exposição permite perscrutar, de sotavento a barlavento, a evolução da administração régia da região e a consequente formação dos concelhos que integram o distrito de Faro. Esta organização, que brota na segunda metade do século XIII, apenas se concluiu já no período republicano. Ao reproduzir os exemplares originais da documentação que deu origem à criação dos atuais 16 concelhos, não poderemos ficar alheios a um exemplo presente de mutilação, exercida algures por alguém, de património que constitui valor inestimável. Os distintos documentos transparecem os interesses sociais, económicos e políticos que prevaleceram na delimitação geográfica administrativa ao longo dos tempos. Venha conhecer uma faceta da história desta região!
Poderá descobrir o que sucedeu ao Al – Gharb nesta exposição que foi organizada pela Rede de Arquivos do Algarve e que contou com o apoio da AMAL e de diversas autarquias algarvias. Terá carácter itinerante pelos municípios do Algarve durante o ano de 2016 e 2017 sendo inaugurada no próximo dia 16 de janeiro, no Convento de São José, em Lagoa.
Por CM Lagoa