O quarto trimestre de 2025 registou uma evolução positiva da atividade económica em Portugal, com um crescimento de 1,9%. O setor da construção não foi exceção e evidenciou uma evolução globalmente positiva, onde se destaca o licenciamento de fogos em construções novas, que cresceu 21,9%, em termos acumulados.
De acordo com a mais recente conjuntura da construção da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Nacional (AICCOPN), que se apoia em dados provisórios divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), até novembro, a área licenciada para construção habitacional cresceu 16,1% em termos homólogos, para cerca de 7.641 mil metros quadrados (m2), ao mesmo tempo que a construção não residencial teve uma quebra de 26,6%, para cerca de 2.970 mil m2.
No que respeita ao valor bruto da construção, estima-se um aumento de 4,1%. O setor deu um importante contributo para a dinâmica económica e para a execução dos fundos europeus, especialmente dos investimentos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Também o segmento das obras públicas foi marcado por um significativo reforço no ano passado, com um aumento de 21% no volume de concursos de empreitadas promovidos, tendo atingido os 10.041 milhões de euros. Já os contratos celebrados e reportados no Portal Base tiveram um crescimento homólogo de 48%, chegando aos 7.568 milhões de euros.
Em termos de consumo total de cimento no território nacional registou-se um aumento homólogo de 0,7%, para as 4.103,6 milhares de toneladas. O mercado de trabalho também foi positivamente afetado por todo este contexto de crescimento no setor da construção, com o índice de emprego a crescer 0,3 pontos percentuais em novembro de 2025, fixando-se numa variação homóloga de 2,7%. O índice de remunerações também acelerou 0,7 pontos percentuais, conseguindo crescer 8,2% em termos homólogos.
Por fim, conclui a AICCOPN, o stock de crédito concedido às empresas da construção aumentou 8,6% face a dezembro de 2024, tendo alcançado 6.854 milhões de euros.
Idealista News




