por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Garcia, um lateral esquerdo completo

 

Nome: Filipe Lopes Garcia

Ano nascimento: 1999 (16 setembro)

 

Talvez pela diferença quantitativa existente entre os dois, o futebol dos esquerdinos é, globalmente, mais, atraente, digamos assim. Mas, também é óbvio, que se o futebol for bonito mas infértil o proveito é nulo. No entanto, se se conseguir ter um futebol apelativo, coreograficamente agradável e eficaz quanto aos objetivos…a aposta está ganha.

Vem este introito a propósito da belíssima equipa de Juniores do Louletano, em geral, e, hoje, do seu lateral esquerdo, Garcia de seu nome desportivo, em particular.

É comummente reconhecido o (elevado) valor futebolístico da equipa em causa. Ainda por cima quando se constata que 70% dos jogadores são de 1º ano, ou seja, ainda serão Juniores na próxima época.

No fundo trata-se de referenciar aqui um jogador de alto quilate que joga numa equipa de ouro. The Golden Team.

Garcia entendendo bem o jogo efetua com critério os processos defesa ataque, posicionando--se a contento. É muito difícil roubarem-lhe a bola, mesmo quando integra rápido o contra ataque, progredindo com a mesma qualidade em lances apoiados ou em diagonais longas ou, até, em lance individual. Com um pontapé forte faz muitos golos de média/longa distância até porque domina na perfeição a marcação das bolas paradas. E os cruzamentos teleguiados? Será bola, será drone? Seja o que for, os avançados costumam fazer fila para agradecer!

Enfim, caros leitores, Garcia é mesmo bom de bola. Daí a minha proposta: salte do sofá e vá ver os Juniores do Louletano ao vivo. O Garcia e todos os outros. Não dará o tempo por mal empregue. Garanto-lhe.

 

 

 

A idade adulta de André Seruca

 

Nome: André Seruca Oliveira

Ano nascimento: 2000 (29 outubro)

 

André Seruca é um dos mais mediáticos jogadores do futebol de formação do Algarve. Dotado de boa estampa física, pode ser utilizado a central ou a médio defensivo sobressaindo, em ambas as posições, sobretudo após ter melhorado a sua performance quando tem pressão à retaguarda, o que é inerente à posição de médio.

Na verdade, Seruca, forte no jogo aéreo, raramente ultrapassado no “um para um”, bom tecnicamente, com excelente visão de jogo e qualidade de passe, assume-se claramente como um líder nato. E, a jogar no meio campo, recuperando a bola numa zona mais avançada do terreno, coloca a equipa mais perto da área adversária, aumentando o caudal ofensivo da mesma.

Com experiência adquirida em patamares competitivos elevados (já representou o Sporting em Infantis e o Benfica em Iniciados e o futebol italiano já lhe pisca o olho), Seruca, nesta sua segunda época ao serviço do Louletano, é um dos muitos e bons trunfos que o Louletano possui para garantir a manutenção no difícil e exigente Campeonato Nacional de Juvenis.

Para já. Porque, depois disso, André Seruca, que nos parece já ter atingido a idade adulta no futebol, tem muito para dar ao desporto que mais paixões desperta em todo o mundo. Com retorno, obviamente.