O avanço conquistado nas disciplinas de scratch, perseguição individual, eliminação, contrarrelógio e volta lançada permitiu a Adrian Teklinski encarar a decisiva corrida por pontos com serenidade. Bastou-lhe controlar os rivais mais diretos e esperar que aqueles que lutavam pelos restantes lugares no pódio se marcassem entre si, numa corrida que se revelou frenética, cumprindo-se os 40 quilómetros a uma média de 49,760 km/h.
O suíço Gaël Suter foi o melhor dos adversários, conseguindo a segunda posição, com 181 pontos. O britânico Oliver Wood aproveitou a marcação movida ao compatriota Ben Swift para lançar um fortíssimo ataque, que lhe garantiu uma volta de avanço e a subida ao terceiro lugar final, com 170 pontos. Swift, corredor da Sky, foi quarto, com 161.
O francês Benjamin Thomas foi quinto, com 155 pontos, tantos quantos os conquistados pelo português Ivo Oliveira, sexto. Rui Oliveira concluiu o omnium no nono lugar, com 143 pontos. Miguel Amorim fechou a representação da Seleção Nacional/Liberty Seguros, na 13.ª posição, com 80 pontos. Fábio do Rego (As Corbeil Essonnes) foi 21.º, com 5, e Hugo Brito (Maia/Bicicletas Andrade) terminou em 23.º, com 35 pontos negativos. João Matias (OFM-Quinta da Lixa) desistiu devido a queda, que não teve consequências físicas graves.
“Os três atletas da Seleção Nacional/Liberty Seguros, tendo em conta o momento de preparação em que se encontram, evidenciaram uma excelente progressão, mostrando que estão a evoluir passo a passo, de forma consolidada. Tendo em conta que foi a primeira vez que os gémeos correram o omnium na categoria de elite e que foi a segunda vez do Miguel Amorim, o balanço é extremamente positivo”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
A espanhola Leire Olaberria (Donosti Berri) ganhou a competição feminina de omnium, com 192 pontos, mais seis do que a checa Lucie Zaleska (Team Dukla Praha), segunda classificada, e do que Soline Lamboley (França), terceira. Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) foi a nona classificada, numa competição em que alinharam 12 atletas.
O último dia de competição do Troféu Internacional Litério Marques também contou com a adrenalina das provas de velocidade, neste caso na disciplina de keirin. Entre os homens mandaram os alemães da equipa Erdgas 2012, com Maximilian Levy a ser primeiro e Erik Balzer segundo. O espanhol Juan Peralta fechou o pódio.
A mexicana Daniela Gaxiola (Centro Mundial de Ciclismo) foi a mais forte entre a elite feminina, desfeiteando a espanhola Helena Casas (Catalunya Team) e a italiana Maila Andreotti (Bando Cycling Team), que cortaram a meta por esta ordem.
Hoje também se disputaram as provas de scratch para juniores. Entre os rapazes impôs-se Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), diante de Pedro Preto (Bairrada) e de David Orgambide (WRC-Conor). Entre as femininas venceu a espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor), que relegou as corredoras do Acreditar/AC Malveira Andreia Alves e Madalena Ventura para a segunda e terceira posições, respetivamente.
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo