Ivo Oliveira (Seleção Nacional/Liberty Seguros) terminou hoje na sexta posição a competição de omnium do Troféu Internacional Litério Marques, disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, somando 155 pontos, menos 51 do que Adrian Teklinski (Polónia), que venceu com autoridade, graças ao triunfo em quatro das seis provas pontuáveis.

O avanço conquistado nas disciplinas de scratch, perseguição individual, eliminação, contrarrelógio e volta lançada permitiu a Adrian Teklinski encarar a decisiva corrida por pontos com serenidade. Bastou-lhe controlar os rivais mais diretos e esperar que aqueles que lutavam pelos restantes lugares no pódio se marcassem entre si, numa corrida que se revelou frenética, cumprindo-se os 40 quilómetros a uma média de 49,760 km/h.

O suíço Gaël Suter foi o melhor dos adversários, conseguindo a segunda posição, com 181 pontos. O britânico Oliver Wood aproveitou a marcação movida ao compatriota Ben Swift para lançar um fortíssimo ataque, que lhe garantiu uma volta de avanço e a subida ao terceiro lugar final, com 170 pontos. Swift, corredor da Sky, foi quarto, com 161.

O francês Benjamin Thomas foi quinto, com 155 pontos, tantos quantos os conquistados pelo português Ivo Oliveira, sexto. Rui Oliveira concluiu o omnium no nono lugar, com 143 pontos. Miguel Amorim fechou a representação da Seleção Nacional/Liberty Seguros, na 13.ª posição, com 80 pontos. Fábio do Rego (As Corbeil Essonnes) foi 21.º, com 5, e Hugo Brito (Maia/Bicicletas Andrade) terminou em 23.º, com 35 pontos negativos. João Matias (OFM-Quinta da Lixa) desistiu devido a queda, que não teve consequências físicas graves.

“Os três atletas da Seleção Nacional/Liberty Seguros, tendo em conta o momento de preparação em que se encontram, evidenciaram uma excelente progressão, mostrando que estão a evoluir passo a passo, de forma consolidada. Tendo em conta que foi a primeira vez que os gémeos correram o omnium na categoria de elite e que foi a segunda vez do Miguel Amorim, o balanço é extremamente positivo”, resume o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

A espanhola Leire Olaberria (Donosti Berri) ganhou a competição feminina de omnium, com 192 pontos, mais seis do que a checa Lucie Zaleska (Team Dukla Praha), segunda classificada, e do que Soline Lamboley (França), terceira. Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) foi a nona classificada, numa competição em que alinharam 12 atletas.

O último dia de competição do Troféu Internacional Litério Marques também contou com a adrenalina das provas de velocidade, neste caso na disciplina de keirin. Entre os homens mandaram os alemães da equipa Erdgas 2012, com Maximilian Levy a ser primeiro e Erik Balzer segundo. O espanhol Juan Peralta fechou o pódio.

A mexicana Daniela Gaxiola (Centro Mundial de Ciclismo) foi a mais forte entre a elite feminina, desfeiteando a espanhola Helena Casas (Catalunya Team) e a italiana Maila Andreotti (Bando Cycling Team), que cortaram a meta por esta ordem.

Hoje também se disputaram as provas de scratch para juniores. Entre os rapazes impôs-se Gonçalo Carvalho (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), diante de Pedro Preto (Bairrada) e de David Orgambide (WRC-Conor). Entre as femininas venceu a espanhola Itsaso Ahechu (WRC-Conor), que relegou as corredoras do Acreditar/AC Malveira Andreia Alves e Madalena Ventura para a segunda e terceira posições, respetivamente.

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo