Lagoa apresentou, no passado dia 19 de maio, dois vinhos de edição limitada, especialmente produzidos para assinalar os 250 anos da criação do concelho.

Realizou-se, na passada sexta-feira, pelas 18h00, nas instalações da Única – Adega Cooperativa do Algarve, CRL, a cerimónia de apresentação de dois vinhos monocasta, produzidos especialmente para as comemorações dos 250 anos da criação do concelho.

Um dos vinhos apresentados é o Lagoa 1773 (DOC), 100% de casta Crato Branco, produzido pela Quinta dos Vales. O outro é o Lagoa 1773 (DOC), 100% de casta Negra Mole produzido pela ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve, CRL. Os vinhos apresentados são de uma edição limitada, tendo sido produzidas 504 garrafas do vinho 100% casta Crato Branco e 504 garrafas da casta 100% Negra Mole. Poderá provar os mesmos nos eventos realizados pelo Município de Lagoa.

Marcaram presença nesta cerimónia várias entidades locais e regionais, hoteleiros e empresários de restauração do concelho, vários produtores vitivinícolas da região. A apresentação dos vinhos esteve a cargo do enólogo David Corticeiro da Quinta dos vales e do enólogo João do Ó Marques da Única – Adega Cooperativa do Algarve, CRL. 

Este projeto pretende, acima de tudo, assinalar os 250 anos da criação do concelho de Lagoa, mas demonstra, também, a relevância que o Município de Lagoa atribui ao setor vitivinícola e a relevância deste setor tem na promoção do território.  A produção destes dois vinhos, também, reforça o compromisso do Município de Lagoa em promover as castas típicas do Algarve, com particular enfâse para a casta Negra Mole, por ser a casta exclusiva da região do Algarve e por ter um reconhecimento cada vez maior. 

“Não fazia sentido comemorar os 250 anos da criação de concelho de Lagoa sem destacar a produção vitivinícola, que faz parte da nossa história e da nossa identidade. Assim apresentamos estes dois vinhos comemorativos com duas castas típicas do concelho e da região”, realçou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.