Podíamos dizer que o nome recorda o famoso filme australo-estadunidense que conta com a interpretação no papel principal de Keanu Reeves, mas analisando bem, o nome vai ao encontro da origem da palavra em Latim, ajudado pela cercania à tão conhecida Igreja Matriz.

Publireportagem

Mas, nomes à parte, a audácia de dois jovens, empresários, empreendedores, com uma visão empresarial, após um pequeno estudo de mercado, foi fácil chegar à conclusão que Loulé tem um défice de atividades de diversão, de locais que permitam o convívio após o horário laboral e que ajude a dar vida à cidade aos fins de semana.

Nas grandes cidades, existem locais para descontrair e “beber um copo”, no intitulado Happy Hour e, esse conceito é o que estes dois empresários querem que se desenvolva e implemente em Loulé.

MATRIX, um novo espaço localizado na Rua do Município, surge pelas mãos dos jovens amigos Cláudio Pires e Rafael Nobre, de 27 e 28 anos, respetivamente.

Inaugurou no passado dia 7 de abril e o nosso Jornal foi saber o que de novo nos trás este Bar e qual o conceito e os objetivos deste espaço enquanto ponto de atração da cidade algarvia.

Antes desta aventura, Cláudio Pires, de 27 anos, desempenha funções como sócio-gerente de uma empresa de construção civil juntamente com o seu avô, reconhecido empresário na área da construção civil e, atualmente concilia as duas atividades.

Rafael Nobre, de 28 anos também continua a conciliar duas atividades profissionais, para além da gestão e trabalho no novo Bar, gere uma agência de Transfers em Vilamoura.

Relativamente a como surgiu esta ideia Claúdio Pires refere que “A nossa amizade ajudou a que tudo se tornasse mais fácil. A ideia inicial para abrirmos o MATRIX surgiu da minha parte. Talvez venha de família já que, o meu pai além de também ser empresário, também teve alguns Bares, inclusive antes de falecer, ia inaugurar um estabelecimento deste género em Vilamoura. Relativamente à abertura do MATRIX foi um pouco impulsiva, porque eu liguei ao Rafael e disse-lhe que tínhamos de abrir um Bar e ele apesar que não aceitou logo, também não demorou muito em aceitar... (Risos)”

Quando indagámos pela escolha do nome e se havia alguma relação com o filme, Claúdio Pires respondeu que “O Bar chama-se MATRIX devido ao filme, mas não só, podemos dizer que o nome que escolhemos para o estabelecimento está também ligado à tradução da palavra ‘MATRIX’, que em português é ‘matriz’. A ideia é que as pessoas, pela proximidade, também associem a localização à Igreja Matriz, portanto, fizemos um jogo de palavras, onde o objetivo é realçar um pouco da história da cidade de Loulé”.

Além de partilhar do mesmo gosto empresarial, Claúdio Pires e Rafael Nobre, partilham também uma amizade de anos, já que estudaram juntos. Foi fácil associarem ideias e ideais e chegar a um conceito que acreditam marcará a diferença nas noites Louletanas.

Rafael Nobre explica que “Já nos conhecemos há muito tempo, somos amigos há mais de 15 anos, até estudámos juntos, portanto, a tarefa de criar um negócio juntos torna-se desde logo mais fácil. Nestas coisas tem de haver afinidade senão torna-se tudo mais difícil. E depois que decidimos abrir o Bar, queremos mesmo é que este Bar marque a diferença. Este é um Bar, essencialmente, de cocktails. Temos várias especialidades e estamos a trabalhar ainda no menu, mas podemos realçar o Cocktail Amaretto Sabayon e o Expresso entre outros, mas dada à diversidade que temos e ainda vamos ter, este Bar é um local excelente para convívio, já que abrimos com a happy hour, das 16h00 às 20h00, tenho que realçar que até temos medronho (Risos)”. Rafael Nobre refere ainda que “os preços que praticamos são os “normais” para este tipo de estabelecimentos. O objetivo é que as pessoas, depois das suas atividades, se dirijam ao estabelecimento para beber algo e tragam amigos e colegas para momentos descontraídos, depois de um dia de trabalho”.

Com uma decoração simplista, moderna e acolhedora, a junção de dois ambientes diferenciados, onde a utilização de cores frias e cores quentes, linhas retas e o revestimento em cimento queimado, criam uma combinação perfeita e harmoniosa entre os dois níveis. Num espaço totalmente renovado, amplo, rodeado de janelas que de dia deixam aproveitar a calidez da luz natural, com ampla circulação de ar, à noite pode converter-se num local cálido, e acolhedor.

Com um brilho nos olhos, os sócios Claúdio Pires e Rafael Nobre contam como foi idealizar o espaço, já que o mesmo se encontrava muito degradado e tiveram que fazer obras profundas no local. Desde reforçar paredes estruturais, até à decoração foram dias intensos e de muito trabalho. Apresar que consideram que tiveram sorte já que desde que decidiram alugar o espaço, ao pedido de licenciamento de obras, contratação de empreiteiros, decoração, formação de pessoal, depois licença de porta aberta, demorou praticamente um ano.

Claúdio Pires explica “A decoração foi pensada por nós e foi criada à medida que íamos construindo o que seria a identidade do MATRIX. Temos vários elementos neste espaço diferenciados: existe uma parte do Bar mais moderna e outra mais clássica, em que a decoração acompanha esse conceito. Temos ainda um espaço com um sofá e o balcão é o clássico num Bar noturno. No teto, temos um cubo com luzes que de noite dá um efeito muito interessante. A ideia do MATRIX é que se estenda para a rua, ou seja, temos uma grande aposta na nossa esplanada. Em termos de cores, o Bar aposta numa diversidade grande, como o roxo, o verde, o castanho, entre muitas outras.

 

Porque é que decidiram escolher a cidade de Loulé para a abertura de um estabelecimento noturno?

Cláudio Pires – Queríamos que o Bar fosse em Loulé porque sentimos que a cidade precisava deste equipamento de diversão. Este estabelecimento mantém as características do comércio louletano, mas apresenta um ar mais jovial e mais citadino. Vimos uma potencialidade nesta rua, porque já foi um local onde existiam espaços noturnos e isso foi-se perdendo – quisemos também recuperar esse aspeto. Poderia ser um bar de Lisboa, mas é em Loulé. Acho que estamos numa cidade onde falta realmente diversão noturna e é preciso diminuir essa assimetria em relação a outras cidades algarvias.

Temos tido um feedback muito positivo. Os nossos clientes comentam a dimensão do espaço e a decoração, dizendo que superou as expectativas. Recentemente tivemos um cliente americano, que já trabalhou em vários bares nos EUA que se mostrou surpreendido pelo trabalho que fizemos neste espaço.

 

Que planos têm para o MATRIX no futuro?

Rafael Nobre - Um dos nossos planos é ter música ao vivo. Já temos o espaço idealizado, montaremos um palco dinâmico, ou seja, fácil de montar e desmontar, adequando-se assim às necessidades do local. Outra ideia que esperamos realizar em breve é a de fazer um rooftop, uma vez que este edifício tem uma parte de cima com as mesmas dimensões do MATRIX, que foi toda intervencionada e reforçada, portanto, poder aproveitar aquele espaço seria ideal e assim poder disfrutar das noites de verão e também dos eventos que se inserem nesta localidade como Festival MED a Noite Branca, etc.

O investimento foi muito grande, tudo com fundos próprios, e podemos dizer que ultrapassou as nossas expectativas iniciais e aquilo que tínhamos planeado, contudo, acreditamos que vamos conseguir recuperar o dinheiro num prazo aproximado de um ano. Não temos ainda muitos elementos que nos poderiam dar visibilidade, nem fizemos ainda publicidade, mas podemos considerar que o negócio vai por bom caminho… é tudo uma questão de persistência e trabalho e temos a certeza que vamos conseguir.

 

Porque é que o público deve visitar o MATRIX?

Cláudio e Rafael – O público deve visitar o MATRIX porque é um Bar que junta a diversão ao conforto e aqui podem passar bons momentos com amigos. Quem nos visita, não se arrepende.

Localizado na zona histórica de loulé, estão criadas as condições para que   jetsetters, turistas e moradores se refugiem e apreciem o património e as ruas estreitas e calcetadas. O sonho do Cláudio Pires e do Rafael Nobre é, de muito em breve poder expandir o negócio, abrindo outros Bares com diferentes temáticas na mesma zona, não se trata se fazer concorrência, acreditam que quantos mais negócios houver mais pessoas se deslocarão ao local e, assim o centro histórico daquela zona da cidade de Loulé, voltaria a ser como antes ou até melhor ganhando vida noturna.

O novo Bar abre todos os dias a partir das 16h00 e funciona até às duas da manhã durante a semana, prolongando o horário aos fins de semana.

O MATRIX certamente fará parte do roteiro de verão.

 

Por Nathalie Dias