Durante a manhã, o Ministro da Saúde chegou ao local onde está a ser construída a nova sede regional do INEM, edifício que terá como vizinhos o Quartel de Bombeiros e o Heliporto Municipal. A obra encontra-se em fase de acabamentos, prevendo-se a sua inauguração para o mês de julho. São 1,8 milhões de euros de um investimento “numas instalações extraordinárias”, que incluirão um espaço para o CODU – Centro de Orientação de Doentes Urgentes, há alguns anos afastado da região, um Gabinete de Coordenação de Enfermagem, estruturas de formação, assim como um a área de logística e de operações.
Com 42 meios de emergência pré-hospitalar em permanência, número que pode chegar aos 52 nos períodos de maior necessidade, o Algarve é, segundo palavras de Manuel Pizarro, “uma região onde é difícil a planificação de recursos”. Isto porque além dos residentes, “uma gigantesca população que procura a região sobretudo para fins turísticos”, obriga a “um esforço grande de adaptação. “Não tenho nenhuma dúvida que a nova sede regional do INEM vai reforçar muito as nossas condições de operação no dia-a-dia e a atração dos profissionais que nos faltam para termos uma resposta ainda mais robusta”, considerou durante a visita à obra.
De seguida, e acompanhado por técnicos e responsáveis do Município e do INEM, Manuel Pizarro foi ver de perto o local onde se encontra instalado o helicóptero do INEM. O Heliporto Municipal está neste momento a ser ampliado, por forma a permitir que futuramente aqui operem 6 aeronaves. São 2,6 milhões de euros para melhorar esta infraestrutura fundamental na área da emergência médica e do socorro.
Da parte da tarde, o Ministro da Saúde e o executivo da Câmara Municipal de, Loulé visitaram as instalações da UCSP Almancil e a obra de ampliação do Centro de Saúde de Loulé.