A «Montanha-Russa» algarvia, como muitos lhe preferem chamar, foi o circuito eleito para a abertura da época de treinos 2022, para vários pilotos que se encontram a disputar o campeonato do mundo de Moto GP.
A estrela portuguesa, Miguel Oliveira e a sua equipa MO Racing Team marcaram presença no circuito portimonense, para alguns dias de treinos onde velocidade, foco e animação eram gritos de guerra.
 
Foi ainda possível ouvir, durante toda a semana, o rugido de algumas das marcas que acompanham alguns campeões do Mundo de MotoGP, como a Suzuki e Repsol Honda, por exemplo.
 
O pináculo do fim de semana foi o regresso de Marc Márquez às pistas de velocidade, já recuperado e com enorme vontade de voltar a pilotar a sua Honda RC213V-S, o piloto espanhol decidiu-se pelo sol algarvio para iniciar o seu programa de treinos para esta temporada.
 
O oito vezes Campeão do Mundo não se mostrou hesitante, pelo contrário, deslizou com a mestria que o caracteriza pelas quinze curvas, que compõem o circuito algarvio. Deixando clara a sua felicidade em retornar e assume estar a preparar-se para a época, que se segue.
 
Ademais, quando questionado acerca da escolha do circuito respondeu sem hesitar: “Escolhi o circuito de Portimão porque é um dos circuitos mais exigentes do mundo, muito rápido, desafiante, com várias subidas, descidas e curvas cegas. Na verdade, é perfeito para avaliar tudo o que queríamos confirmar, se não existia nenhum problema físico a conduzir, e por isso agora o objetivo é focarmo-nos na Malásia”.
 
Também o Campeão do Mundo de Moto GP, em 2020, Joan Mir, marcou presença no circuito de Portimão fazendo-se acompanhar pelos pilotos Tito Rabat e Marco Ramirez. Os pilotos aproveitaram a semana para conciliar treinos entre a pista do Kartódromo e do Autódromo Internacional do Algarve.
 
Já o herói nacional, Miguel Oliveira, aproveitou os últimos dias para a realização de um Bootcamp da MORacing Team: BTT, Motocross, Karts e até uma partida de futebol, foram algumas das atividades, que realizaram no passado fim se semana no complexo do AIA.
 
À semelhança de Miguel Oliveira, também a dupla de irmãos, que compete em MotoGP, Pol Espargaró (Repsol Honda Team) e Aleix Espargaró (Aprilia), elegeram o circuito no Sul de Portugal para alguns dias de treinos, com o mesmo programa de treinos.
 
O culminar desta semana, dedicada principalmente a treinos de motociclismo foi, conforme já mencionado, o regresso de Márquez que se juntou a outros reconhecidos pilotos, onde se destacaram nomes como Eugene Laverty, Axel Bassani e Michael Ruben Rinaldi.
 
O circuito de Portimão, continua a sagrar-se como uma das pistas mais conceituadas e desafiantes do Mundo, pela sua imprevisibilidade, dificuldade e exigência. Sendo por isso uma
das pistas mais atrativas para as grandes marcas e pilotos de motociclismo, em várias épocas do ano.
 
O Autódromo Internacional do Algarve volta a assumir-se como um dos polos centrais de desenvolvimento económico para a região algarvia, atraindo inúmeros eventos desportivos, testes e apresentações mundiais com o poder de gerar grandes fluxos turísticos em épocas baixas.