O Município de São Brás de Alportel associou-se à campanha “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da Coligação Europeia contra o Cancro da Mama e do Movimento “Vencer e Viver”.
Para o efeito, em outubro o edifício dos Paços do Concelho e a Escultura “Liberdade”, na Avenida com o mesmo nome, estão iluminadas em tons rosa, de modo a assinalar esta campanha e sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta patologia, através de rastreios, divulgando informação e formas de apoio à mulher e à família. Diversas ações de sensibilização terão lugar para transmitir este apelo.
No âmbito desta campanha, entre 29 de outubro e 1 de novembro, vai realizar-se o Peditório Nacional da Liga Portuguesa contra o Cancro, que contará uma vez mais com o apoio do Município de São Brás de Alportel. Todos os interessados em colaborar devem realizar a sua inscrição no edifício da Câmara Municipal, no Gabinete do Munícipe ou no Gabinete de Apoio à Vereação, ou através do e-mail: gav@cm-sbras.pt. No ato da inscrição, os interessados devem dar indicação do/s dia/s e período/s em que tem disponibilidade para participar.
A Freguesia de São Brás de Alportel associou-se também a esta causa, mediante iluminação do edifício, realização de uma caminhada e de ações de sensibilização.
A prevenção do cancro é uma causa maior à qual o município tem vindo a associar-se, em diversas iniciativas.
Durante o mês de setembro o Município associou-se também à campanha #Setembrorubro, que tem como objetivo alertar para os cancros de sangue. Nesse âmbito foram iluminados em tons de vermelho, o edifício dos Paços do Concelho e a Escultura “Liberdade”.
Esta iniciativa promovida por um conjunto de entidades: Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma(ADL), Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) em parceria com a Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, tem como propósito sensibilizar o grande público para estas doenças, tantas vezes silenciosas, mas devastadoras e que, infelizmente, afetam um número crescente de portugueses.
Dada a sensibilidade do tema, o Município divulgou ainda a campanha com a colocação de cartazes e mupis nos locais de maior afluência da vila.
Uma das ações passou por iluminar monumentos com a cor vermelha, durante a noite, na última semana de Setembro.