... nomeadamente em estradas nacionais ou municipais, algumas vezes atentando contra os interesses das comunidades, que acham que há outdoors a mais, quantas vezes prejudicando a visibilidade quer de peões, quer de automobilistas que, de algum modo, podem correr riscos na sua segurança.
Para reduzir tais situações, os serviços da Câmara Municipal de Lagoa procederam a um levantamento exaustivo da quantidade de outdoors que, distribuídos pelo Concelho de Lagoa, sobrecarregam zonas de concentração de informação publicitária, com o correspondente impacto visual negativo.
O número – parecendo exagerado – de 240 outdoors com medidas de variadas colocados um pouco por todo o Município, é uma realidade inconveniente, para quem aqui trabalha ou nos visita, num Concelho pequeno como é Lagoa.
Não é, seguramente, esta imagem violadora da qualidade ambiental que se deseja para o Concelho, pelo que a Câmara de Lagoa, contactando as empresas publicitárias que atuam no setor, solicitou que procedam, voluntariamente, à redução dos seus efetivos no terreno, respeitando a redução de 50% que o Município pretende alcançar até ao final do ano de 2017.
Desse modo, já este ano e de acordo com o mapa predefinido pelos serviços camarários, serão retirados 25% dos atuais 240 outdoors e mais 25% no próximo ano, prevendo-se desse modo ordenar, de forma consistente, a informação a dar aos utentes das vias de acesso às localidades, sem que com isso se provoque perturbações de trânsito, permitindo uma boa e rápida leitura das mensagens.
Assim, o Concelho de Lagoa combaterá a implantação pouco controlada de outdoors, alcançando melhor qualidade cénica e tornando-se ambientalmente limpo a partir de 2017
Por: CM Lagoa