«São Brás de Alportel – Terra de Corticeiros» é o nome da mais recente edição municipal.

Da autoria de César Correia, ilustre são-brasense, com um percurso indissociável da história da cortiça, a obra foi apresentada no passado dia 2 de junho, por ocasião das comemorações do Dia do Sobreiro e da Cortiça, no âmbito do Programa Comemorativo do 109.º Aniversário do Município.

A sessão de lançamento decorreu no Museu do Traje, justamente, a casa edificada por Miguel Dias de Andrade, um dos mais relevantes percursores do setor corticeiro.

Ao folhear as páginas deste livro, o leitor é convidado a viajar no tempo, através das memórias, textos e documentos que César Correia recolheu ao longo de muitas décadas,  com o objetivo de perpetuar a memória dos corticeiros são-brasenses.

Apresentando o autor, a Vice-Presidente Marlene Guerreiro apresentou o autor, nome para sempre associado à história da indústria corticeira, “que honrando o legado do seu pai António Correia, com elevada notoriedade, o levou aos mais elevados patamares, como uma referência nacional e internacional”, personalidade singular.

Amigo de longa data do autor, José Murta Lourenço foi convidado a apresentar esta obra que confessou ter-lhe ensinado muitas coisas, dando como exemplo a curiosidade do sobreiro ser considerado na antiguidade como a árvore dos deuses.

“Uma viagem à vida rural dos anos 50 em São Brás de Alportel”, descreveu.

Orgulhoso ao ver esta obra integrar a lista de obras editadas pelo Município de São Brás de Alportel, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro descreveu este livro como “um tesouro que é guardião da nossa história” e que recorda a importância que a cortiça teve na independência de São Brás de Alportel relativamente ao concelho de Faro assim como no desenvolvimento do concelho.

“Todos devemos ser gratos ao César Correia por transmitir estas histórias às novas gerações”, sublinhou.

Uma obra de enorme relevo para o conhecimento da história do concelho, nomeadamente do setor corticeiro, através de um minucioso trabalho de pesquisa histórica e documental que está disponível para venda ao público pelo valor de 17,50 euros na Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, podendo ainda ser vivido nas livrarias e estabelecimentos similares.